Notícias de Crato, Ceará.

Dez bibliotecas serão instaladas na zona rural de Crato

Iniciativa pretende ampliar acesso à leitura na zona rural. Foto: Robson Roque - Crato Em Foco

Robson Roque, texto produzido e publicado no Jornal do Cariri

O acesso à leitura será ampliado em Crato a partir de 2019. A Secretaria Municipal de Cultura planeja instalar 10 mini-bibliotecas em localidades da zona rural. Os espaços serão equipados com recursos da Prefeitura e contrapartida da comunidade. Serão os moradores locais os responsáveis pela administração dos equipamentos.

A ideia da Secretaria de Cultura de Crato é fazer com que o acesso ao acervo de livros, revistas e outros materiais didáticos e paradidáticos, seja levado até os moradores de distritos cratenses. “Existe a dificuldade de as pessoas saírem lá dos distritos e irem até a Biblioteca Pública Municipal, na cidade, só para fazer uma pesquisa. Com a mini-biblioteca, ele teria que vir aqui só se não encontrar os livros no distrito”, explica o secretário Wilton Dedê.

Os equipamentos serão instalados em dez distritos com recursos da Prefeitura acompanhados de contrapartidas das comunidades locais. Conforme o secretário, a gestão municipal mantém contato com as associações de moradores das localidades para que os associados definam um local, que pode ser na própria sede da entidade ou em outro espaço.

“Precisamos de uma contrapartida da comunidade que não é muita coisa. Por exemplo, o local, um ventilador, etc. Nada que impeça que a gente não possa dar, mas precisamos dessa participação direta da comunidade até por uma questão de empoderamento, para que a comunidade se sinta dona”, afirma Dedê.

Segundo o secretário ainda não é possível definir um prazo para a instalação das bibliotecas nos distritos. Ele ressalta que em janeiro a biblioteca do bairro Alto da Penha será aparelhada. A partir disso, poderá ser possível que uma mini-biblioteca seja inaugurada a cada dois meses em distritos diferentes por meio “de um trabalho continuado”.

De acordo com o bibliotecário responsável pela biblioteca pública, Cícero Gonçalves, a instalação dos equipamentos tem potencial de despertar o hábito da leitura nos moradores dos distritos facilitando o acesso à informação contida nos livros. As duas bibliotecas cratenses, uma no Centro e outra no Alto da Penha, possuem, juntas, acerto de 20 mil livros.

ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - e no artigo 5º da Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Expediente

O Crato Em Foco é mantido por Robson Roque, estudante de Jornalismo (penúltimo semestre/ UFCA) e pós-graduado em Comunicação e Marketing Em Mídias Digitais. Contato: (88) 9 9714-0886

Destaque

Zé Ailton Brasil exonera secretário

O prefeito de Crato, Zé Ailton Brasil (PP), exonerou o secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos de Crato, Zilcélio Alv...