Notícias de Crato, Ceará.

Academias do Crajubar são autuadas após fiscalização


Uma fiscalização do Conselho Regional de Educação Física (CREF) do Ceará constatou irregularidades em 59 das 93 academias visitadas em Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Os estabelecimentos foram notificados para corrigir as falhas. Caso o erro persista, órgãos como o Ministério Público serão acionados para apurar e coibir práticas ilegais.

Em Juazeiro, 45 estabelecimentos foram fiscalizados, dos quais 16 autuados por algum tipo de ilegalidade, a exemplo da falta de registro junto ao CREF e ausência de um profissional no ato da visita. A fiscalização constatou o exercício ilegal da profissão de educador físico em três dos 35 estabelecimentos esportivos de Crato. Das 13 academias de Barbalha, quatro não possuíam registro.

O conselho exige que as orientações dadas aos consumidores que frequentam espaços do tipo sejam feitas por profissionais com diploma de ensino superior em Educação Física e que possuam a Cédula de Identidade Profissional. A medida é semelhante ao que já ocorre com médicos, enfermeiros e advogados que precisam ser registrados aos conselhos de sua respectiva categoria para exercer as profissões nas quais foram formados.

Da mesma forma, as academias precisam estar em dia com a regularização junto ao CREF. Segundo o Agente de Orientação e Fiscalização da entidade, Paulo Vítor, a fiscalização “trata-se de uma questão de saúde pública, pois caso o cidadão seja atendido por um instrutor leigo (pessoa física sem registro profissional no CREF5), ele estará colocando em risco sua saúde, ficando sujeito a acidentes e prejuízos oriundos de uma atividade física mal orientada”.

Apesar de 63% dos estabelecimentos apresentarem irregularidades, a atividade do setor de academias tem melhorado significativamente na opinião do agente. De toda forma, ele enfatiza que os clientes das academias devem exigir a orientação por um profissional tanto qualificado como habilitado. A exigência também se estende às assessorias esportivas, clubes, estúdios de treinamento funcional e ao crescente mercado de crossfit e crosstraining.



ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - e no artigo 5º da Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Expediente

O Crato Em Foco é mantido por Robson Roque, jornalista, historiador, mestrando em Jornalismo e especialsita em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. Contato: (88) 9 9714-0886

Destaque

Prefeito de Crato garante urbanização da Baixada Fluminense

Recursos articulados pelo vereador Amadeu de Freitas (PT) junto a deputada federal Luizianne Lins (PT), por meio de emenda parlamentar, v...