Notícias de Crato, Ceará.

Para onde caminha a educação pública do Crato


Artigo escrito por Amadeu de Freitas, Vereador do Crato pelo Partido dos Trabalhadores – PT.

No primeiro ano da gestão do Prefeito José Ailton Brasil, as escolas municipais do Crato avaliadas pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará – SPAECE obtiveram notas que no geral apontam um crescimento na melhoria da aprendizagem dos alunos em relação a 2016 e, em algumas situações, acima da média do Estado.

Esse resultado tem explicação e é preciso que seja externada para que todos os envolvidos ou responsáveis por ele tenham clareza do que é preciso ser feito para que a educação pública municipal continue melhorando e apresentando sempre bons frutos.

Percebo que uma das razões que justificam os resultados na avaliação positiva que o Crato obteve no SPAECE de 2017 foi a implementação de um planejamento pedagógico voltado para os objetivos primordiais da educação fundamental que são os da aprendizagem. Outra medida de forte impacto nesse resultado foi a oferta ininterrupta e de melhor qualidade das políticas de apoio ao educando como transporte e alimentação escolar.

Artigo foi escrito pelo vereador Amadeu de Freitas (PT)
Não menos importante foi o entendimento da gestão municipal de que a valorização dos profissionais da educação é uma componente indispensável para uma educação de qualidade. Com isso, a decisão de adotar o reajuste salarial indicado pelo MEC no Piso Nacional dos Professores foi decisiva para evitar que ocorresse greve da categoria em 2017 e, como consequência, a não interrupção no processo de aprendizagem dos alunos.

Para que os indicadores da educação ofertada pela escola pública do Município do Crato continuem melhorando será necessário o aprimoramento dos elementos que responderam pelos resultados positivos de 2017; a superação das dificuldades que impactaram no rendimento escolar das crianças; a implementação de metas do Plano Municipal de Educação como a escola de tempo integral, a boa formação continuada dos professores e professoras, melhoria física das escolas, aquisição de equipamentos e instrumentos de tecnologia educacional, entre outros.

O desafio de fazer uma educação pública de qualidade é atribuição dos governos e da sociedade. Por isso devemos reconhecer os méritos da equipe gestora da Secretaria Municipal de Educação do Crato, sob o comando da Secretária Otonite Cortez, dos professores e professoras, diretores e diretoras de escolas, coordenadores e coordenadoras pedagógicas e dos demais profissionais que contribuem para a educação do município pelos resultados alcançados no SPAECE 2017. Que esse seja o caminho a ser trilhado doravante.



ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - e no artigo 5º da Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Expediente

O Crato Em Foco é mantido por Robson Roque, estudante de Jornalismo (penúltimo semestre/ UFCA) e pós-graduado em Comunicação e Marketing Em Mídias Digitais. Contato: (88) 9 9714-0886

Destaque

Crato: Vila da Música abre inscrições para cursos gratuitos

A Vila da Música, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, no Crato, abre inscrições para cursos de formação com ênfase...