Notícias de Crato, Ceará.

Projeto adapta para cegos livros do vestibular da Urca

Estudantes da URCA em gravações dos livros | Foto: Nuarc/ Urca - Divulgação


As obras literárias cobradas para o vestibular da Universidade Regional do Cariri (Urca) têm sido adaptadas para cegos. O trabalho é desenvolvido pelo projeto ‘Empresta a sua Voz?’, coordenado pela professora de Braile da Urca, Martha Milene, e estudantes.

São livros como o “Sonetos”, de Luís de Camões, declamado pela estudante Francisca Raquel, do quinto semestre de Letras. A adaptação dos livros pelo projeto é feita em gravações em áudio feitas no Núcleo de Acessibilidade da Urca (Nuarc).

Segundo a coordenadora “O projeto objetiva sensibilizar estudantes, professores e a comunidade de uma forma geral, a emprestar a sua voz na gravação de áudiolivros que são destinados à pessoas com deficiência visual”.

Conforme a professora Martha Milene, esses livros “nem sempre são encontrados nem em braile nem áudio e eles precisam estar nesse processo de gravação para atender a essa necessidade dos alunos” que se preparam para o vestibular da Urca.


“O projeto é fundamental porque a inclusão ela é muito falada”, diz a estudante Caroline Luna, que faz parte do ‘Empresta a sua voz?’. “Porém, ela é só falada. Já o projeto não fala da inclusão. Ele faz a inclusão”.



Acesso aos livros


Os livros no formato de áudio estão disponíveis para cegos e a quem desejar ter acesso a eles no Nuarc, que funciona em sala no bloco de Letras, campus Pimenta, em Crato. A perspectiva é que sejam disponibilizados em site.


Voluntários

Também é possível contribuir com o projeto emprestando a voz para gravações de livros. Para isso, o interessado que queira atuar como voluntário deve se dirigir ao Nuarc. Atualmente dois livros são gravados pelos estudantes: Sonetos, de Luís de Camões, e Big Jato, do Jornalista cratense Xico Sá.


ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - e no artigo 5º da Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Expediente

O Crato Em Foco é mantido por Robson Roque, estudante de Jornalismo (penúltimo semestre/ UFCA) e pós-graduado em Comunicação e Marketing Em Mídias Digitais. Contato: (88) 9 9714-0886

Destaque

Parque da ExpoCrato será multiuso

Foto: Governo do Ceará O Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, que anualmente abriga a ExpoCrato, vai se tornar multiuso. O ...