Notícias de Crato, Ceará.

Lula recebe título de cidadão cratense e honoris causa da Urca


Lula, acompanhado do reitor, Patrício Mello, e do vice-reitor, Lima Junior
Em passagem pelo Crato, o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu o Título de Cidadão Cratense pela Câmara Municipal, e honoris causa pela Universidade Regional do Cariri (Urca).

O Título de Cidadão Cratense, de autoria do vereador Fernando Brasil (PP), havia sido aprovado em 2013.

“A história do Lula não é preciso contar: Pernambuco, pau de Arara, Brasília e a presidência da República”, discursou o vereador cratense. “O senhor está de parabéns e o Crato ganha mais um filho à nossa terra”. 

Lula recebe título de Cidadão Cratense | Foto: Fernando Brasil (arquivo pessoal)


Honoris causa
A Universidade Regional do Cariri (Urca) foi a primeira instituição de ensino superior do Brasil a propor o título honoris causa a Lula, em 2002 pela ex-reitora Violeta Arraes, antes mesmo de ele se tornar presidente da República.

“A Universidade prima no rigor do encaminhamento de suas iniciativas e esse é o caso da concessão dos títulos honoríficos, porque procura prestar uma homenagem aos vultos exponenciais da nossa cultura”, declarou o vice-reitor da Urca, professor Francisco do Ó de Lima Junior.

Patativa do Assaré e Antônio Martins Filho são expoentes que já tinham recebido o título da Urca. No documento que concede a titulação ao ex-presidente, Violeta Arraes destacou que a comenda é concedida ao cidadão brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.

“Ao conceder o Título de Doutor Honoris Causa, um doutor em humanidade, laureado nos movimentos sociais, e nas organizações da sociedade civil, um doutor em conhecimento dos problemas do mundo e do povo”, afirma o documento.

Lula, ao receber o título, ressaltou o desejo de tê-lo feito pelas mãos da ex-reitora Violeta Arraes. “É um título que vou guardar com muito carinho, porque foi concedido por uma universidade genuinamente sertaneja”, disse.

O ex-presidente ainda se referiu à importância da educação “meio de libertação que transforma o ser humano em cidadão de primeira classe, consciente”.


ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - e no artigo 5º da Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Expediente

O Crato Em Foco é mantido por Robson Roque, estudante de Jornalismo (penúltimo semestre/ UFCA) e pós-graduado em Comunicação e Marketing Em Mídias Digitais. Contato: (88) 9 9714-0886

Destaque

Crato demite técnico e contrata campeão da Copa do Nordeste

Oliveira Canindé é o novo técnico do Crato | Foto: Normando Sóracles - Agência Miséria A queda de rendimento do Crato EC nos últimos ...