Notícias de Crato, Ceará.

Aprovada a castração gratuita de cães e gatos em Crato

Associações em defesa dos animais e protetores individuais acompanharam a votação
Foto: Renan Almeida - Divulgação

A cidade do Crato passará a controlar a reprodução de cães e gatos no município, a partir de Projeto de Lei aprovado pela Câmara nesta segunda-feira, 14. Um censo será realizado para contabilizar a população desses animais no município.

O Programa Municipal de Controle da Natalidade de Cães e Gatos, de autoria do vereador Renan Almeida (PEN) e que recebeu seis emendas de Amadeu de Freitas (PT), permitirá a esterilização gratuita desses animais.

Conforme o vereador Renan Almeida (PEN), o programa tem dois grandes objetivos:
  • O problema de saúde pública causado pelo abandono de animais nas ruas. “Com isso, diz o vereador, estava aumentando a incidência tanto de leishmaniose como de acidentes de trânsito e os que levavam os indivíduos ao risco de raiva humana”.

  • Além disso, o programa visa o controle de reprodução dos animais e sua qualidade de vida. “Quando esses animais são castrados eles têm um desenvolvimento de vida melhor. Eles vivem melhor”, afirma.

Como vai funcionar


O controle de natalidade será colocado em prática através, primeiramente, de um censo a ser promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Em seguida, os animais abandonados serão castrados e encaminhados para adoção ou, já castrados, de volta às ruas caso não consigam ser adotados.

Castração gratuita


Animais de estimação de pessoas que comprovem baixa renda serão esterilizados gratuitamente pela Prefeitura após passarem por cadastro. A aprovação do Projeto de Lei foi comemorada por associações e protetores individuais.

“É fundamental para a cidade do Crato esse controle de natalidade”, declara a presidente da Associação de Proteção à Vida (Aprov). “Agora vamos partir para o segundo passo que será a execução do projeto. Vamos nos reunir com o poder público para fazer um censo e toda uma logística”.

Emendas

O projeto ainda recebeu uma emenda aditiva e outras cinco modificativas do vereador Amadeu de Freitas. Elas tratam da realização de campanhas educativas e estabelece parcerias entre o Centro de Zoonoses, associações e outras entidades. O projeto segue para sanção do prefeito Zé Ailton Brasil e sua publicação no Diário Oficial do Município.


ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - e no artigo 5º da Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Expediente

O Crato Em Foco é mantido por Robson Roque, estudante de Jornalismo (penúltimo semestre/ UFCA) e pós-graduado em Comunicação e Marketing Em Mídias Digitais. Contato: (88) 9 9714-0886

Destaque

Prefeito de Crato garante urbanização da Baixada Fluminense

Recursos articulados pelo vereador Amadeu de Freitas (PT) junto a deputada federal Luizianne Lins (PT), por meio de emenda parlamentar, v...