Notícias de Crato, Ceará.

Secretaria de Saúde do Crato esclarece sobre casos suspeitos de Peste Humana

Clique na imagem para ampliar
A secretaria de Saúde do Ceará divulgou uma nota técnica para orientar os profissionais de saúde no estado. O objetivo é mantê-los em alerta para se evitar o reaparecimento da Peste Negra. O último caso da doença registrado no estado foi há 12 anos, em Pedra Branca.

A Peste Humana é uma doença infecciosa transmitida por picadas de pulgas envenenadas. O homem é afetado, segundo a nota, quando invade espaço de roedores que são hospedeiros da doença.

Os focos da Peste Negra no Ceará estão espalhados em serras da região Centro-Norte do estado. No Centro Sul e no Cariri os focos estão na Chapada do Araripe que afetam também municípios do oeste de Pernambuco e leste do Piauí. Essas localidades tem em comum o clima mais ameno, dada a fauna e a vegetação dessas serras.

O Crato Em Foco obteve informações de que existiam suspeitas da doença no bairro Seminário, porém o secretário de Saúde, André Barreta, descarta esta possibilidade.

“Felizmente não foi encontrado, mas isso não diminui o nosso alerta”, diz o secretário. “Há ocorrências em estados vizinhos, como o Pernambuco, alguns casos também no Ceará, de forma que nós, Secretaria de Saúde junto com a Secretaria de Saúde do estado estamos alertas para evitar que aconteça qualquer problema desse tipo aqui no nosso município”.

Os sintomas vão de mal-estar, vômitos, dores no corpo, a tumores na pele chamados de bubões na medicina, que dão origem a dos tipos da Peste Humana, a Peste Bubônica.

“Qualquer suspeita associada a esses sintomas clínicos, a orientação é que a pessoa procure o Posto de Saúde mais próximo para que a equipe já possa iniciar o tratamento adequado e que a gente possa, junto com a vigilância e os demais órgãos, cair em campo para evitar que isso se alastre”, finaliza André Barreto.

Fique ainda mais informado sobre a Peste Humana com esse infográfico que o Crato Em Foco preparou - Clique com o botão direito e salve a imagem para ver em tamanho real.






ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - e no artigo 5º da Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Expediente

O Crato Em Foco é mantido por Robson Roque, estudante de Jornalismo (penúltimo semestre/ UFCA) e pós-graduado em Comunicação e Marketing Em Mídias Digitais. Contato: (88) 9 9714-0886

Destaque

Parque da ExpoCrato será multiuso

Foto: Governo do Ceará O Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, que anualmente abriga a ExpoCrato, vai se tornar multiuso. O ...