Notícias de Crato, Ceará.

Teatro Municipal do Crato será reaberto após parceria com SESC e UFCA


Teatro Salviano Arraes, em Crato. Foto: Robson Roque - Crato Em Foco

Parceria entre a Secretaria de Cultura do Crato e a Pró-reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e a unidade do Sesc no município permitirá a reabertura da Escola de Música Maestro Azul e do Teatro Municipal Salviano Arraes.

O Teatro Municipal está fechado há cerca de sete anos devido a uma restrição técnica quando ao suporte de energia para funcionamento de ar-condicionado. “Isso é uma coisa que se resolve facilmente e eu já fui até a Coelce e não sei por que o prédio está a tanto tempo fechado”, declara o secretário de Cultura do Crato, Wilton Dedê.

Ainda segundo o secretário, a UFCA e o Sesc utilizarão, inicialmente, outros espaços do teatro, composto, além do teatro em si, por seis salas e áreas abertas. “Ele tem uma área passível de ser e que vai ser utilizada”, acrescenta. “Em cada quinzena o Sesc faz e na outra quinzena a UFCA faz as apresentações”.

A expectativa da gestão municipal é de que o teatro permaneça a maior parte do tempo aberto, especialmente para a realização de cafés literários, lançamentos de livros, musicais, aos sábados de 16 às 21 horas. 

Escola de Música

Conforme o professor Robson Almeida, pró-reitor de cultura da UFCA, a parceria possibilitará diversas atividades. Inicialmente, no entanto, serão desenvolvidas ações para reabertura da Escola de música Maestro Azul.

“Dentro dessa parceria podem surgir diversas atividades, como concertos dos diversos grupos musicais da UFCA, apresentações musicais e recitais didáticos”, explica Robson Almeida.

Um cronograma de atividades foi elaborado para a formação dos professores que atuarão na escola de música. Uma vez a cada mês serão feitas apresentações musicais dos grupos da Universidade Federal do Cariri, parte delas no teatro e outra parcela noutros espaços do município.

A possibilidade de reabrir espaços culturais, como o teatro, são, para o pró-reitor de cultura da universidade, um ganho para a cidade do Crato e para a região do Cariri. As atividades desenvolvidas pela parceria, também poderão aperfeiçoar o aprendizado dos alunos de música da UFCA, através das apresentações e outras ações. 

ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - e no artigo 5º da Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Expediente

O Crato Em Foco é mantido por Robson Roque, estudante de Jornalismo (penúltimo semestre/ UFCA) e pós-graduado em Comunicação e Marketing Em Mídias Digitais. Contato: (88) 9 9714-0886

Destaque

Moradores reclamam de obra paralisada em Crato

Moradores do entorno da Encosta do Seminário foram surpreendidos, em abril, por uma forte chuva que derrubou parte do paredão da Encosta....