Notícias de Crato, Ceará.

Rua do Crato recebe nome da arqueóloga Rosiane Limaverde

Esposo de Rosiane e atual secretário de Cultura de Juazeiro do Norte, Alemberg Quindins participou da sessão
da Câmara que aprovou a denominação de rua. Foto: Robson Roque - Crato Em Foco

Uma rua o bairro Grangeiro, em Crato, passará a se chamar Rua Arqueóloga Rosiane Limaverde, idealizadora da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, em Nova Olinda, há quase 25 anos. Ela ajudou a construir o futuro de centenas de crianças e adolescentes junto à fundação.

Ela morreu em 20 de março, em decorrência de um câncer, em casa, na companhia do esposo e atual secretário de Cultura de Juazeiro do Norte, Alemberg Quindins. Ele participou da sessão desta terça-feira, 9, que aprovou Projeto de Lei do vereador Amadeu de Freitas (PT) com a denominação de rua.

“Já estou com vontade de comprar um lote nessa rua para eu morar lá, porque aí vou morar na rua com o nome de Rosiane”, brincou Alemberg. “Brincadeiras à parte, para mim é uma grande honra. Fico muito feliz em receber uma rua com o nome de Rosiane, porque ela era uma pessoa que tinha um amor muito grande à cidade do Crato”.

Casados desde os 18 anos, Alemberg e Rosiane compartilharam a vida juntos durante 35 anos. Para ele, a determinação, a dignidade e a ética marcaram a trajetória dela. “Rosiane é aquela pessoa que morreu de pé”, conta Alemberg. “Até ratifico que, para nós, ela não morreu, Rosiane continua nos projetos que a gente segue encampando”.

“Rosiane é aquela pessoa que morreu de pé. Até ratifico que, para nós, ela não morreu, Rosiane continua nos projetos que a gente segue encampando”. Foto: Robson Roque - Crato Em Foco


Para o vereador Amadeu de Freitas (PT), autor do Projeto de Lei que, aprovado com unanimidade pela Câmara, passa a denominar rua com o nome de Rosiane Limaverde, a comenda é um reconhecimento que o Poder Legislativo faz à arqueóloga que partiu precocemente, mas deixou grande legado.

“Quando falamos em Casa Grande lembramos de Alemberg e de Rosiane Limaverde e essa nossa iniciativa de homenageá-la com seu nome em uma rua do Crato, é uma forma de reconhecer o seu trabalho científico e cultural”, afirma o parlamentar.

A Prefeitura do Crato fará as placas a serem afixadas na rua para identificá-la com o nome da arqueóloga.

Mapa com a localização da rua. Imagem: Google Maps

ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - e no artigo 5º da Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Expediente

O Crato Em Foco é mantido por Robson Roque, jornalista, historiador, mestrando em Jornalismo e especialsita em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. Contato: (88) 9 9714-0886

Destaque

Prefeito de Crato garante urbanização da Baixada Fluminense

Recursos articulados pelo vereador Amadeu de Freitas (PT) junto a deputada federal Luizianne Lins (PT), por meio de emenda parlamentar, v...