Notícias de Crato, Ceará.

Vacinação contra Influenza começa segunda-feira em Crato

Foto: Robson Roque - Crato Em Foco

O município do Crato inicia na próxima segunda-feira, 17, vacinação contra a Influenza tipo A e B. Mais conhecida como gripe, ela é uma doença viral que causa febre, calafrios, tremores, dor de cabeça entre outros sintomas respiratórios como tosse seca, dor de garganta e coriza.

Serão três os postos de vacinação em Crato: Centro de Especialidades (Posto da Grota), na unidade básica de saúde Teodorico Teles e no Posto de Assistência Médica (PAM). A vacinação acontecerá do dia 17 de abril até o dia 26 de maio.

O público alvo são crianças de seis meses a cinco anos de idade, gestantes, mulheres no período puerpério (período de 6 a 8 semanas pós-parto), povos indígenas, pessoas com 60 anos ou mais, profissionais da área da saúde, professores de escolas públicas e privadas.

Também fazem devem ser vacinados: portadores de hipertensão, diabetes, doenças respiratórias, doenças cardíacas, portadores de síndrome de down, autismo, adolescentes de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

É necessária a apresentação de comprovante para o recebimento da dose, por exemplo, portadores de doenças podem apresentar alguma declaração médica. Para crianças: de 6 meses a 2 anos de idade e de 3 a 8 anos de idade, a vacina é aplicada em duas doses, com intervalo obrigatório de um mês entre uma e outra.

Para crianças a partir de 9 anos e adultos no geral, a aplicação é feita em dose única. A vacina contra gripe do tipo A e B é contraindicada apenas para pacientes que já apresentaram algum tipo de alergia, ou que apresentem algum tipo de alergia a qualquer componente da vacina e pacientes que tenham alergia a ovo de galinha.

Geralmente, as pessoas vacinadas não apresentam reações adversas. É comum que o local que recebeu a dose fique avermelhado e a depender de cada sistema imunológico, é possível que algumas pessoas desenvolvam alguma gripe. O paciente que sentir qualquer reação colateral deve se encaminhar a unidade de saúde mais próxima para acompanhamento médico.


ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - e no artigo 5º da Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Expediente

O Crato Em Foco é mantido por Robson Roque, jornalista, historiador, mestrando em Jornalismo e especialsita em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. Contato: (88) 9 9714-0886

Destaque

Urca consegue aprovação de novo mestrado

A Universidade Regional do Cariri (Urca), através do Departamento de Economia, teve aprovado o seu mestrado acadêmico em Economia Regiona...