Notícias de Crato, Ceará.

Câmara do Crato vai homenagear mulheres nesta terça-feira

Fotos: Jota Lopes - Site Cariri Ceará

A Câmara de Vereadores do Crato vai reconhecer o trabalho de doze mulheres que atuam em defesa e na promoção das mulheres cratenses e dos direitos humanos. Elas foram indicadas pelos parlamentares e serão homenageadas em sessão solene a partir das 9 horas desta terça-feira, no Plenário Paulo Bezerra.

O reconhecimento do Poder Legislativo cratense às mulheres que se destacam no combate à violência doméstica e de gênero, na promoção das mulheres cratenses e na defesa dos direitos humanos é uma forma de incentivar o trabalho voluntário e de apoiar a busca por uma sociedade com igualdade de gênero e sem preconceito.

Serão homenageadas:

  • Elisângela Lucas Teixeira
  • Elza Sônia Duarte Alencar
  • Ivoneide Antunes Tenório Britto
  • Joselita Ferreira Araújo
  • Leontina Feitosa
  • Maria de Lourdes de Brito
  • Maria Delmiro da Silva Inácio
  • Maria do Socorro Brito Ferreira
  • Maria do Socorro dos Santos Duarte
  • Maria Zilma Correia Moura
  • Mônica Helena de Oliveira França Araripe
  • Zuleide Fernandes de Queiroz

Violência contra a mulher
A região do Cariri, notadamente a cidade do Crato, tem registrado números preocupantes de violência doméstica e de gênero contra mulheres. A cidade do Crato lidera outros municípios da região nesse tipo de violência, conforme dados do Observatório da Violência e dos Direitos Humanos, mantido pela Universidade Regional do Cariri (Urca).

Segundo os dados apresentados pelo observatório, foram notificados 1.372 casos de violência de gênero na região do Cariri cearense, na qual a cidade do Crato lidera com 9,16 notificações para cada mil mulheres. A coleta é feita por bolsistas de Direito da URCA a partir de boletins de ocorrência, notificações e prontuários médicos. Esse número pode ser ainda maior, visto que muitas mulheres ainda não denunciam seus agressores.

A violência, por outro lado, fez com que mulheres cratenses empreendessem esforços para coibir tais práticas. Com esta perspectiva surgiram o Conselho Municipal de Defesa da Mulher Cratense e o Fórum de Mulheres da Região do Cariri e Centro Sul, nas quais mulheres se destacam pela dedicação e empenho na elaboração de políticas públicas e na busca pela elucidação de crimes.


ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - e no artigo 5º da Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Expediente

O Crato Em Foco é mantido por Robson Roque, estudante de Jornalismo (penúltimo semestre/ UFCA) e pós-graduado em Comunicação e Marketing Em Mídias Digitais. Contato: (88) 9 9714-0886

Destaque

Prefeito de Crato garante urbanização da Baixada Fluminense

Recursos articulados pelo vereador Amadeu de Freitas (PT) junto a deputada federal Luizianne Lins (PT), por meio de emenda parlamentar, v...