Notícias de Crato, Ceará.

Vereador do Crato destaca o aumento da sífilis no Cariri

Foto: Henrique Maia - Câmara do Crato

As questões ligadas à saúde serão pautas de parte das ações que o médico e vereador Renan Almeida (PEN) levará às sessões da Câmara. Nesta segunda-feira, 13, ele destacou o aumento dos casos de sífilis em Crato e outras cidades do Cariri. 

“São 80 casos em gestantes, que foram registrados em Crato, Juazeiro e Barbalha”, diz Renan. “Esse é um índice muito alto. Temos que fazer esse controle e a orientação que a gente sempre dá a população é do ato sexual protegido, utilizando ou o preservativo masculino ou o feminino para que se evite contrair a doença e de disseminá-la”.

De acordo com o vereador cratense, é preciso cada vez mais orientar os jovens em relação às doenças sexualmente transmissíveis. O maior índice da doença está na faixa etária entre 15 e 24 anos. 

“Não podemos relaxar em relação a isso”, aconselha Renan Almeida. “Lembrando que a sífilis ela é apenas um tipo de doença sexualmente transmissível: existe a Aids, a gonorreia, a herpes, a hepatite B”.

O vereador acrescentar que “essas doenças devem ser controladas com o sexo protegido que, além do mais, evita a gravidez indesejada nas jovens, o que evita problemas sociais”.

O tratamento e a cura para a sífilis existem, porém a orientação deve ser o principal fator. Neste sentido, o vereador ressalta que é imprescindível a orientação dos pais e a educacional.

“É preciso mostrar a esses jovens que essas doenças existem, que são fáceis de pegar e que elas têm cura, porém que a prevenção é sempre melhor do que o tratamento curativo”, finaliza o parlamentar.

Secretário de Saúde irá à Câmara

O secretário de Saúde do Crato, André Barreto, foi convidado pelo presidente da Câmara, Florisval Coriolano, a participar da sessão da próxima segunda-feira, 20. 

Ele vai apresentar o planejamento da Secretaria sobre ações que a pasta desenvolverá ao longo do ano para conscientizar e colaborar na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis em Crato.


ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - e no artigo 5º da Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Expediente

O Crato Em Foco é mantido por Robson Roque, jornalista, historiador, mestrando em Jornalismo e especialsita em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. Contato: (88) 9 9714-0886

Destaque

Prefeito de Crato garante urbanização da Baixada Fluminense

Recursos articulados pelo vereador Amadeu de Freitas (PT) junto a deputada federal Luizianne Lins (PT), por meio de emenda parlamentar, v...