Notícias de Crato, Ceará.

Casa de Taipa é reaberta a visitações

Foto: Ed Alencar - Diário do Nordeste

Por Rafael Pereira 

A Casa de Taipa do Sítio Fundão foi reformada pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado (SEMA) e entregue na quarta-feira, 15. Além de ter preservado a arquitetura original do edifício, a obra final conta com diversas salas temáticas de visitação para que as pessoas conheçam a unidade de preservação e sensibilização ambiental.

São quatro salas temáticas que fazem parte do Centro de Visitantes. Cada uma delas mostra um pouco sobre a história do local como exposição de objetos antigos, fotografias da fauna e flora da unidade e litogravuras de artistas regionais e nacionais. 

A Sala Rotativa Cultural retrata como as pessoas viviam no começo do século com exposição de móveis antigos, e principalmente como era o contato delas com a natureza exibidas em uma exposição de Litogravura, que é uma técnica de criação de marcas ou desenhos em uma matriz de pedra calcária.

Já na Sala Flona, Fauna, Geologia e Recursos Hídricos são expostas fotos da Chapada do Araripe e da unidade de conservação, tais como árvores centenárias, plantas nativas, trilhas e todos os espaços naturais. Segundo a Secretaria de Meio Ambienta do Estado, 

“O objetivo (deste espaço) é trazer a este ambiente componentes da geologia natural da região que perpassam sobre a unidade de conservação, visando a contribuir com a riqueza cultural do estado.”

Sala de Vídeo é um espaço para exibição de vídeos, filmes e documentários que promovem a educação ambiental, como também será um local para reuniões e diversas atividades como oficinas e palestras. 

A secretaria manteve a estrutura original do edifício construído em 1950, que é a única casa de taipa do Ceará com primeiro andar. A restauração de início visava reparos na estrutura que estava deteriorada pela ação do tempo correndo o risco de desabamento. 

O valor final da obra não foi informado pelo governo, mas no final do ano passado, quando o Crato em Foco informou o inicio do projeto, a obra estava orçada em R$ 100.000.


ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - e no artigo 5º da Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Expediente

O Crato Em Foco é mantido por Robson Roque, estudante de Jornalismo (penúltimo semestre/ UFCA) e pós-graduado em Comunicação e Marketing Em Mídias Digitais. Contato: (88) 9 9714-0886

Destaque

Prefeito de Crato garante urbanização da Baixada Fluminense

Recursos articulados pelo vereador Amadeu de Freitas (PT) junto a deputada federal Luizianne Lins (PT), por meio de emenda parlamentar, v...