Notícias de Crato, Ceará.

Coletivo Camaradas cria “Laboratório de Criatividade”


Por Rafael Pereira

O Laboratório de Criatividades é uma iniciativa que a Comunidade do Gesso, a partir do Coletivo Camaradas, desenvolve no intuito de levar outros coletivos e grupos artísticos da região para desenvolver diversas atividades artístico/culturais na localidade. A experiência inicial será de 10 meses para que sejam desenvolvidos trabalhos na comunidade.

O espaço é localizado na Comunidade do Gesso, na Rua Monsenhor Juviniano Barreto, 350, próximo o Terreiro do Camaradas, e abrigará, além de ensaios dos grupos de dança e teatro do Cariri, atividades artísticas e culturais como oficinas, exibição de filmes e exposições.

A ideia, segundo conta Alexandre Lucas, coordenador do Coletivo Camaradas, é que o Laboratório sirva para que grupos de teatro, dança e outros artistas e coletivos da região utilizem do espaço como forma de desenvolver atividades e ensaios e também servir de residência para artistas locais e de outros estados.

“A gente cria esse espaço como um espaço de articulação e de atuação em rede com os coletivos aqui da região do Cariri e com artistas de outros estados”, conta Alexandre.

Atualmente de 4 a 6 grupos fazem atividades no Laboratório de Criatividades. Segundo Alexandre, o espaço tem o intuito de servir permanentemente para a formação artística da comunidade uma vez que os grupos utilizarão do espaço para desenvolver atividades com os moradores ampliando sua visão social de mundo e possibilidade de novos leitores. 

“Essa experiência pode possibilitar experiências organizativas do fazer simbólico, que a gente tenha experimentações no campo do teatro, dança, do circo das artes visuais dentro da comunidade e realizado dentro da própria comunidade”.

Prêmio Rede Local

O projeto Laboratório de Criatividades é fruto do Prêmio de Rede Local, com financiamento do Ministério da Cultura, ainda da gestão de Dilma Rousseff, que contemplou o Coletivo Camaradas e ações de projetos desse tipo em todo o Brasil.

ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - e no artigo 5º da Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Expediente

O Crato Em Foco é mantido por Robson Roque, estudante de Jornalismo (penúltimo semestre/ UFCA) e pós-graduado em Comunicação e Marketing Em Mídias Digitais. Contato: (88) 9 9714-0886

Destaque

Medalha Elói Teles tem prazo para indicações até 1º de junho

A comenda da Câmara Municipal do Crato que leva o nome do radialista e folclorista Elói Teles de Morais, destinada a homenagear artista...