Notícias de Crato, Ceará.

Chuvas animam e agricultores do Crato iniciam plantio

Foto: reprodução do YouTube

Por Rafael Pereira


O período de chuvas começou em Crato e anima agricultores, confiantes de que esse ano haverá um bom inverno.  Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) do dia 14 até o dia 24 foram registradas precipitações de até 50 milímetros, o que renova as esperanças de uma boa quadra invernosa para 2017. A recomendação, segundo o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Crato, é que o agricultor plante logo.

Segundo o presidente do sindicato, Antônio Alves da Gama (Tota), o início do período chuvoso tem sido bastante positivo apesar dos poucos dias em que choveu muito. “Mesmo assim está sendo positivo, já tem muitas plantas, já tem muito legume nascido e o pessoal está otimista e plantando e a gente acredita que vai ser um bom inverno”, diz e acrescenta que “janeiro vai entregar fevereiro já com muitas lavouras plantadas e crescidas.”

Mesmo com os bons índices pluviométricos a preocupação hídrica ainda é grande, pois ainda não foi possível que os açudes se abasteçam suficientemente sua capacidade de armazenamento de água. Isso ocorre, segundo Tota, porque a chuva forte se concentrou mais em outras regiões. 

“Achamos que ainda é cedo, mas esperamos que em fevereiro tenha chuva para repor essas águas que a gente tanto deseja para as pessoas que sobrevivem dessas águas dos reservatórios”, acredita Tota, que é cauteloso e recomenda ao agricultor começar a plantar imediatamente, pois quem já tiver plantado, desde a semana passada, já pode ter sua plantação bem crescida para os próximos dias.

“A orientação que digo é que desde já todo mundo cuidar em plantar, o que eu digo é que tá no tempo de plantar. Deu uma chuva a gente tem que aproveitar. Quem plantou a semana passada já tá com o legume todo nascido. Quem plantou ontem, com certeza não vai ter o perigo de não nascer. O que eu aconselho é que as pessoas estando com a terra pronta plante”, finaliza.


ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - e no artigo 5º da Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Expediente

O Crato Em Foco é mantido por Robson Roque, jornalista, historiador, mestrando em Jornalismo e especialsita em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. Contato: (88) 9 9714-0886

Destaque

Urca consegue aprovação de novo mestrado

A Universidade Regional do Cariri (Urca), através do Departamento de Economia, teve aprovado o seu mestrado acadêmico em Economia Regiona...