Notícias de Crato, Ceará.

"Café conVerso na Casa de Vó" reúne artistas do Crato na primeira edição do ano


Texto e fotos: Rafael Pereira


A caravana de poetas e repentistas do programa “Café conVerso na Casa de Vó” esteve neste domingo (08) em Dom Quintino. Reuniu artistas e moradores da Rua do Ginásio no terreiro da casa de Dona Elvira. A primeira edição no ano começou às 9h com lanche e apresentações dos poetas da Academia dos Cordelistas do Crato, do humorista Tranquilino Ripuxado, e ainda repentistas e artistas da região.

Aldemá de Morais, radialista, poeta e idealizador do evento, diz que o objetivo é reunir pessoas, artistas e poetas para contar “causos” e histórias. Em seu novo livro, “O Relógio é a Lua, Histórias e Versos”, apresentado durante o evento, reúne essas historias nas quais os mais velhos se reuniam debaixo do alpendre de casa ou no terreiro para contar histórias até tarde da noite.



O idealizador espera que a nova administração municipal possa apoiar eventos dessa natureza. “Sabemos que o nosso artista faz de tudo para manter a cultura viva. Então precisamos que o poder público chegue junto para dar o suporte necessário para que nossa cultura continue vivendo, continue existindo”, diz Aldemá.

O evento teve a participação do secretário de Cultura, Wilton Dedê. Ele garantiu parceria do poder público para a realização de eventos como este. “Já existe uma parceria em andamento para criar o memorial de Dom Quintino. O Centro Cultural já está em Andamento”, afirma o secretário.

Novo cordel

O “Café conVerso” abre espaço para que novos artistas apresentem suas produções. Neste sentido, a cordelista Fátima Correia lançou seu mais novo trabalho, o cordel “Crato, Cidade Amada”, cujo prefácio foi escrito pelo estudante de Jornalismo e produtor cultural Ronuery Rodrigues.

Confira um trecho do cordel:
Lençol belo e verdejante
Revestido de beleza
Um presente precioso
Manancial de riqueza
Um tapete aveludado
Com toque de realeza.

Confira fotos do evento (Clique na imagem para abrir o álbum de fotos):













ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - e no artigo 5º da Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Expediente

O Crato Em Foco é mantido por Robson Roque, estudante de Jornalismo (penúltimo semestre/ UFCA) e pós-graduado em Comunicação e Marketing Em Mídias Digitais. Contato: (88) 9 9714-0886

Destaque

Prefeito de Crato garante urbanização da Baixada Fluminense

Recursos articulados pelo vereador Amadeu de Freitas (PT) junto a deputada federal Luizianne Lins (PT), por meio de emenda parlamentar, v...