Notícias de Crato, Ceará.

Psiquiatras de Crato defendem reativação do Hospital Santa Tereza

Hospital foi fechado no início do ano | Foto: Elizangela Santos - Diário do Nordeste


Por Rafael Pereira
Com informações do repórter Wilson Rodrigues (Jornal do Cariri)

Desde que a Casa de Saúde Santa Tereza, em Crato, foi desativada, famílias de portadores de transtornos mentais sofrem com a falta de melhores condições para o tratamento dos pacientes. Muitos deles perambulam pelas ruas da cidade. Espaços como o CAPS (Centro de Apoio Psicossocial) não têm resolvido a demanda crescente de pessoas com problemas mentais.

Fechado no início do ano, o hospital psiquiátrico era referência no Cariri e estados vizinhos em internação e tratamento desse tipo de pacientes. Especialistas discutem a reabertura da Casa de Saúde como solução para o problema.

Para o médico psiquiatra Mauricio Almeida (Dr. Mauricinho), parte da solução está nas mãos de secretários de municípios da região que deveriam se reunir e discutir a problemática.

“Os CAPS têm dado sua ajuda importante, porém insuficiente, dada a dimensão do problema”, afirma Maurício Almeida.

Mães preocupadas
Segundo depoimento de uma mãe ao Jornal do Cariri, ela mantém seu filho de 23 anos acorrentado para que ele não cometa suicídio. Também mãe de paciente, Socorro Alcântara diz que passa o dia tentando dar proteção ao filho que foge constantemente de casa e que, segundo ela, é muito agressivo.

“Temos notícias que alguns pacientes, que viviam sob tratamento, cometeram suicídio e isto não pode continuar acontecendo”, disse o médico Ridalvo Rocha que compartilha do pensamento de Maurício Almeida.

Psiquiatras do Cariri acreditam que as doenças mentais continuarão aumentando em função do uso de drogas e alcoolismo que têm crescido bastante, independentemente da idade do paciente.

A maioria, entretanto, está certa de que a reativação do Hospital Santa Tereza é a solução para esse problema onde nem sempre os CAPS conseguem atender a essa demanda.




ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Expediente

O Crato Em Foco é mantido por Robson Roque, jornalista, historiador, mestrando em Jornalismo e especialsita em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. Contato: (88) 9 9714-0886

Destaque

Prefeito de Crato garante urbanização da Baixada Fluminense

Recursos articulados pelo vereador Amadeu de Freitas (PT) junto a deputada federal Luizianne Lins (PT), por meio de emenda parlamentar, v...