Notícias de Crato, Ceará.

Papa Francisco nomeia Dom Gilberto bispo da Diocese de Crato

Dom Gilberto passa de coadjutor a bispo da Diocese de Crato | Foto: Diocese de Crato - Divulgação

Texto: Robson Roque. Colaborou: Rafael Pereira

Dom Gilberto Pastana é, oficialmente, novo bispo da Diocese de Crato. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 28, pelos próprios bispos durante pronunciamento na Rádio Educadora – em cadeia com outras emissoras.

A decisão partiu do Papa Francisco, que aceitou o pedido de renúncia de Dom Fernando no dia 16 de dezembro. Dom Fernando passa a ser bispo emérito ao lado de Dom Newton Holanda Gurgel. Uma missa no dia primeiro marcará a passagem do bastão de pastor.

Também nesta quarta-feira, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu carta que expressa acolhida a Dom Gilberto e agradecimento a Dom Fernando Panico “pela abnegação com que serviu a Igreja Particular do Crato”.

O anúncio foi feito por Panico na Rádio Educadora em cadeia com outras rádios. Ele agradeceu pelos quinze anos e seis meses aos quais esteve a frente da igreja católica local. Como também pelas orações dos fiéis para que recuperasse a saúde. Convidou, ainda, a “louvar e agradecer à misericórdia de Deus pelo dom do nosso novo bispo”.

Dom Gilberto Pastana de Oliveira é o sexto bispo da Diocese de Crato. Nascido em 29 de julho de 1956 (60 anos) em Santarém (PA), ele foi ordenado padre em 1985 e nomeado bispo de Imperatriz (MA) vinte anos depois. Antes de ser bispo foi vigário, reitor de seminário e diretor da Rede Vida de Televisão. Há seis meses atuava como coadjutor de Dom Fernando Panico.

Uma missa no próximo dia primeiro de janeiro marcará a passagem do pastoreio, quando Dom Gilberto assume o báculo e a cadeira que antes eram de posse de Dom Fernando. Ela será celebrada a partir das 17 horas na Sé Catedral.

Anúncio foi feito através da Rádio Educadora | Foto: Diocese de Crato - Divulgação



ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - e no artigo 5º da Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Expediente

O Crato Em Foco é mantido por Robson Roque, estudante de Jornalismo (penúltimo semestre/ UFCA) e pós-graduado em Comunicação e Marketing Em Mídias Digitais. Contato: (88) 9 9714-0886

Destaque

Semana Santa: Prefeitura de Crato fiscaliza comércio de peixes

A Vigilância Sanitária de Crato promove fiscalização em estabelecimentos que vendem peixes de olho na qualidade dos produtos comerciali...