Notícias de Crato, Ceará.

Otonite Cortez: Nova secretária traça planos para a Educação do Crato

Professora Otonite Cortez na apresentação do Plano de Governo, ao lado do prefeito eleito Zé Ailton Brasil, do reitor da URCA, Patrício Melo e do vice-prefeito eleito André Barreto. Foto: Robson Roque - Crato Em Foco

A ex-reitora da URCA, professora Otonite Cortez, foi confirmada como Secretária de Educação para os próximos quatro anos em Crato. Em entrevista ao Crato Em Foco, ela diz ter pedido um diagnóstico da educação no município durante os trabalhos da equipe para transição de governo.

“Da situação de todas as escolas, da avaliação, de todos os programas e projetos que foram desenvolvidos na rede municipal de educação nos últimos anos”, conta Otonite.

“Nosso foco será a execução do Plano Municipal de Educação, que foi construído de forma bastante discutida com a educação, com a comunidade acadêmica, professores e comunidade escolar e que Zé Ailton e André”.

Segundo a professora Otonite, a garantia do direito à aprendizagem é o principal eixo do Plano Municipal de Educação. Isto será possível, assinala, ao se otimizar as condições de trabalho, fazer uma gestão democrática e no foco de uma aprendizagem do aluno no rigor do calendário escolar e do horário das aulas e ao se trabalhar para construir em Crato escolas de tempo integral.

Otonite diz, ainda, que o momento é de se conhecer as fragilidades que impedem o desenvolvimento da educação no Crato. “Nós não temos escolas premiadas pelos sistemas de avaliação estadual e federal; os índices de nossa avaliação não estão satisfatórios como desejávamos - bons em algumas avaliações, mas em outros não”.

Parcerias

Para melhorar o desempenho da educação do Crato, a professora Otonite vai buscar parcerias com a Crede 18 e com a URCA.

“Não compreendemos que a educação possa continuar se desenvolvendo sem um diálogo com a universidade”, diz ela. “Então vamos abrir as portas da educação do município para a universidade, para que a gente possa fazer uma parceria que fortaleça as licenciaturas da universidade de um lado, e a qualidade da educação básica do outro”.

Escolas em tempo integral

Escola em tempo integral foi uma das promessas de campanha de prefeito e vice-prefeito eleitos. Segundo a professora Otonite, a proposta é viável, assim como as creches no mesmo formato que já existem.

“Eu não tenho uma previsão de tempo, mas nós trabalharemos para adquirir financiamento para reformar escolas para que possam servir como escolas de tempo integral, porque não basta ofertar atividades em tempos integrantes. É preciso que a escola tenha infraestrutura adequada para isto”.

Retorno das aulas

Ao final da entrevista, a professora Otonite lembrou que as aulas na rede pública do Crato serão retomadas dia dois de janeiro. As aulas ainda são do ano letivo 2016 que será concluído em fevereiro ou março para algumas escolas.

Ele pede aos pais ou responsáveis que encaminhem os filhos às escolas.

"Não deixem de mandar as crianças para a escola. As crianças não podem faltar a aula. A falta dos alunos nas escolas do Crato é muito assustadora. Eu analisei o sistema presença e fiquei muito assustada com o número de faltas. Então, quero pedir aos pais que, para que os filhos aprendam, eles precisam ir para a escola, mas é preciso que eles estejam na escola no tempo da aula". 

ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - e no artigo 5º da Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Expediente

O Crato Em Foco é mantido por Robson Roque, estudante de Jornalismo (penúltimo semestre/ UFCA) e pós-graduado em Comunicação e Marketing Em Mídias Digitais. Contato: (88) 9 9714-0886

Destaque

Prefeito de Crato garante urbanização da Baixada Fluminense

Recursos articulados pelo vereador Amadeu de Freitas (PT) junto a deputada federal Luizianne Lins (PT), por meio de emenda parlamentar, v...