Notícias de Crato, Ceará.

Expectativa por chuvas reacende preocupação sobre canal do Crato

Engenheiro sugere mudanças no canal | Foto: Robson Roque - CratoEmFoco.com
Por Rafael Pereira
com informações do repórter André Costa, do Diário do Nordeste

A proximidade das chuvas esperadas ainda para mês e, especialmente ao início do próximo ano, desperta alegria nos agricultores, porém causa preocupação para moradores do entorno do canal do Rio Granjeiro, em Crato.

Conforme moradores que há anos vivem na área, desde a grande vazão que inundou o Centro da cidade há cinco anos, não foi feita nenhuma medida de contenção ou melhoramento na infraestrutura do canal por parte da prefeitura ou de órgãos competentes.

Segundo o gerente da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) em Crato, Alberto Medeiros de Brito, as construções provocadas pelo aumento populacional ao redor da área dificultam o solo de absorver a água, o que provoca as cheias e consequente inundação em períodos chuvosos.

Ainda, segundo o dirigente, a cada ano que se passa a probabilidade de o canal transbordar é ainda maior. Para o engenheiro civil, Geraldo Júnior, uma alternativa seria devolver o espaço natural para que o rio possa fluir, com a desocupação de pelo menos 300 metros de área, e construir áreas verdes e de lazer no entorno.

“A opção é simples e pode ser realizada por etapas. As pessoas já veriam os efeitos minimizados. Isso é uma política estratégica, podendo ser este espaço transformado num grande parque, uma área verde e de lazer na cidade, fazendo do Crato um município exemplar. Além disso, beneficiando toda a população e afastando os riscos de catástrofe na área”, explica.

Responsabilidade
Segundo a Secretaria das Cidades do Governo do Estado, a responsabilidade pela manutenção e obras do Canal do Rio Granjeiro é de total responsabilidade do governo municipal. A prefeitura pode solicitar, contudo, uma obra, em convênio com o Estado, para eventuais casos de inundação.


ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Expediente

O Crato Em Foco é mantido por Robson Roque, estudante de Jornalismo (penúltimo semestre/ UFCA) e pós-graduado em Comunicação e Marketing Em Mídias Digitais. Contato: (88) 9 9714-0886

Destaque

Fátima Bernardes publica foto em homenagem a cratense

A apresentadora Fátima Bernardes postou uma foto em homenagem ao cratense Francisco de Assis Santana. Ele ficou conhecido nacionalmente...