Notícias de Crato, Ceará.

Espécie inédita de inseto é encontrada por paleontólogos da Urca

Inseto descoberto viveu há 110 milhões de anos | Foto: Urca - Divulgação

Por Rafael Pereira 

Uma espécie pré-histórica fossilizada foi descoberta nesta sexta-feira (09) por paleontólogos da Universidade Regional do Cariri (URCA). O inseto, por nome cientifico de Araripegryllus, é uma espécie de grilo encontrado na formação geológica Romualdo, em Santana do Cariri, e viveu na era Cretácea, há 110 milhões de anos. 

A descoberta, segundo os pesquisadores, trata-se de um achado inédito, pois é a primeira espécie de inseto terrestre até agora encontrado. Segundo o coordenador do Laboratório de Paleontologia da URCA, professor e doutor Álamo Saraiva “encontrar esse material na formação Romualdo foi uma surpresa”.   

Além do professor, outros pesquisadores ajudaram na descoberta do fóssil como Luiz Freitas e Geraldo Moura que fazem parte da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Ainda segundo o professor Álamo, outras descobertas foram possíveis na região do achado como peixes, caranguejos, camarões e animais de origem marinha, “mas insetos, animais terrestres, nenhum havia sido descrito ainda”, diz. Os pesquisadores contam que quando o material foi encontrado se pensava ser uma folha, mas com as observações e estudos tratava-se na verdade de um inseto.

“Muitas coisas ainda espero encontrar porque, se existem invertebrados terrestres fossilizados nessas argilas da formação Romualdo, vamos dar especial atenção. Com certeza teremos mais surpresas”, completa


ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Expediente

O Crato Em Foco é mantido por Robson Roque, estudante de Jornalismo (penúltimo semestre/ UFCA) e pós-graduado em Comunicação e Marketing Em Mídias Digitais. Contato: (88) 9 9714-0886

Destaque

Prefeito de Crato garante urbanização da Baixada Fluminense

Recursos articulados pelo vereador Amadeu de Freitas (PT) junto a deputada federal Luizianne Lins (PT), por meio de emenda parlamentar, v...