Notícias de Crato, Ceará.

Demutran inicia fiscalização de cinquentinhas em Crato e orienta condutores

Demutran orienta condutores a seguir mudanças na lei. Fiscalização será mais intensa em fevereiro
Foto: Robson Roque - Crato Em Foco

O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de Crato iniciou a fiscalização de ciclomotores de 50 cilindradas - conhecidas como Cinquentinhas - no município. 

De acordo com o diretor de comunicação do órgão, Edilson Marques, muitos cratenses cobravam que o Demutran promovesse fiscalização, como blitz, somente para este tipo de veículo. Ele explica que esta não é, no momento, a prioridade do órgão. 

“O Demutran continua com suas atribuições, fiscalizando nas ruas e controlando o fluxo de veículos”, explica. “À medida que vão tendo blitz as cinquentinhas vão sendo, digamos, que enquadradas junto com os demais veículos”.

Mudanças na lei

O Demutran orienta os cratenses donos de Cinquentinhas a emplaca-las. Em agosto de 2015, a lei 13.154 alterou o Código de Trânsito Brasileiro igualando as cinquentinhas com as demais motos. 

Conforme a lei, os ciclomotores devem sair das lojas já emplacadas. Os proprietários, por sua vez, devem possuir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) assim como acontece com outros automóveis.

Com o emplacamento, os condutores precisam possuir Carteira Nacional de Habilitação na categoria “A” ou Autorização para Conduzir Ciclomotores e usar capacete.

“Orientamos que tirem a categoria A, haja vista que a ACC não é considerada uma categoria de habilitação e vai ter o mesmo gasto. Então se habilite logo para moto que aí você pode conduzir qualquer veículo de duas ou três rodas”, orienta Edilson Marques.

No primeiro momento é cobrado das cinquentinhas, em Crato, apenas o emplacamento. A partir de fevereiro ou março o Demutran vai intensificar a fiscalização, cobrando a habilitação aos condutores.


ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - e no artigo 5º da Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Expediente

O Crato Em Foco é mantido por Robson Roque, estudante de Jornalismo (penúltimo semestre/ UFCA) e pós-graduado em Comunicação e Marketing Em Mídias Digitais. Contato: (88) 9 9714-0886

Destaque

Semana Santa: Prefeitura de Crato fiscaliza comércio de peixes

A Vigilância Sanitária de Crato promove fiscalização em estabelecimentos que vendem peixes de olho na qualidade dos produtos comerciali...