Notícias de Crato, Ceará.

Crato recebe Festival Estudantil Temático de Trânsito


Estudantes encenam atendimento em acidente de trânsito Foto: Crato Em Foco

Estudantes da Escola José do Vale, do Barro Branco aqui em Crato, foram protagonistas do Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran). Eles percorreram ruas do Centro junto a professores, Agentes do Demutran e Policiais Rodoviários.

O objetivo do projeto é despertar nos alunos o interesse por um trânsito mais seguro. “Quando eles puderem tirar suas habilitações já terão uma consciência maior sobre o trânsito e não vão cometer tantas imprudências como vemos hoje em dia”, aposta a professora Solange Lima, da escola José do Vale.

A professora cita alguns assuntos tratados que foram desenvolvidos junto aos alunos durante todo este ano. “Trabalhamos em relação às placas de trânsito, semáforos, fizemos paródias com eles, músicas de autoria deles. Eles se mostraram muito, muito mesmo, interessados”.

Música que conscientiza

Junto a apresentações teatrais, a música como forma de conscientização marcou o festival, realizado na manhã deste sábado na Praça da Sé. Estudante do nono ano, Tiago Luis contribuiu compondo uma música.

“Tiveram palestras na escola e eles falaram que era bom que os alunos tentarem fazer projetos”, conta Tiago. “Então eu pensei que como eu sei tocar violão e também canto, eu deveria fazer uma música, chamei uma amiga e fiz”.

Para a Policial Rodoviária Federal, Taís Aguiar, os alunos poderão levar para a vida adulta o que aprenderam durante o projeto.

O maior problema dos acidentes de trânsito é humano. Então essas crianças vão aprender a fazer um trânsito mais seguro, a ser um cidadão, porque trânsito é cidadania. Se desde criança elas aprendem, quando adultos terão uma consciência bem maior de um trânsito mais seguro.

Festival visa conscientizar futuros condutores  Foto: Crato Em Foco

Outras ações e palestras gratuitas

A expectativa é que outras ações como essa aconteçam em outras escolas do Crato. É o que conta o coordenador de Educação de Trânsito Edilson do Demutran, Marques.

Pretendemos intensificar noutras escolas. Para o ano pretendemos implantar em mais cinco escolas caso consigamos prorrogar o projeto.

Escolas e empresas ainda podem solicitar palestras gratuitas de Trânsito ao Demutran. Para este fim basta entrar em contato com o órgão através do envio de ofício ou pelo telefone (88) 3523-5232.



ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - e no artigo 5º da Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Expediente

O Crato Em Foco é mantido por Robson Roque, jornalista, historiador, mestrando em Jornalismo e especialsita em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. Contato: (88) 9 9714-0886

Destaque

Prefeito de Crato garante urbanização da Baixada Fluminense

Recursos articulados pelo vereador Amadeu de Freitas (PT) junto a deputada federal Luizianne Lins (PT), por meio de emenda parlamentar, v...