Notícias de Crato, Ceará.

Casa de Taipa do Sítio Fundão poderá ser reaberta em 2017

Casa de Taipa do Sítio Fundão poderá ser reaberta em 2017
Foto: Ed Alencar - Diário do Nordeste

Por Rafael Pereira,
Com informações do Jornal do Cariri

A Casa de Taipa passará por restauração e existe previsão de que ela seja reaberta no início de 2017. A obra, iniciada pela Secretaria de Meio Ambiente do Governo do Estado do Ceará, tem orçamento de aproximadamente R$ 100 mil e contará com reparos na estrutura, como também serão construídas rampas de acesso para cadeirantes e um espaço interativo para que o público conheça a unidade de conservação.

“Nós constatamos que o telhado de bambu precisava ser refeito, as telhas precisavam ser lavadas, algumas paredes que estavam rachando precisavam de reparo e, por conta disso, iniciamos o processo de restauração da casa”, explica Fernando Bezerra, secretário adjunto da secretaria de Meio Ambiente.

Muitas reivindicações do público foram feitas ao governo para que a casa seja reformada imediatamente porque ela estava sofrendo as ações do tempo, como conta a gestora do parque Rose Mary Feitosa: 

“A Casa de Taipa de um andar é uma construção única no Ceará e, aos poucos, com a ação do tempo e da chuva, ela estava perdendo a sua beleza e sua história. Muitos visitantes cobravam uma reforma e um melhor aproveitamento do local. Felizmente, nossas reivindicações foram atendidas e ela vai abrigar o Centro de Visitantes”.

A Casa de Taipa foi construída em 1950 por Jefferson da Franca Alencar, antigo proprietário da localidade, e é a única de dois andares, em taipa, em todo o Ceará. Hoje o imóvel está tombado pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado e faz parte da unidade de conservação Parque Estadual do Sítio Fundão.



ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - e no artigo 5º da Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Expediente

O Crato Em Foco é mantido por Robson Roque, estudante de Jornalismo (penúltimo semestre/ UFCA) e pós-graduado em Comunicação e Marketing Em Mídias Digitais. Contato: (88) 9 9714-0886

Destaque

Crato: Vila da Música abre inscrições para cursos gratuitos

A Vila da Música, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, no Crato, abre inscrições para cursos de formação com ênfase...