Notícias de Crato, Ceará.

Bairros mais ricos são os que mais devem à Saaec

Centro da cidade do Crato é o que mais deve contas de água Foto: Wilson Bernardo

O aumento da tarifa de água em Crato continua a ser discutido, seja na Câmara de Vereadores, nas ruas da cidade ou redes sociais.

Segundo o presidente da Saaec, Yarley Brito, a inadimplência em contas de água atingiu quase metade da população cratense que utiliza o serviço.

Conforme conta, a companhia de água considera normal o número de devedores entre 25% a 30%. Novembro, contudo, registrou 42% de dívidas em contas de água.

“Eu fico pensando: será se é porque é barato demais?”, questiona Yarley Brito citando a dificuldade em pagar a água na rede coletora, como farmácias, como outra possível justificativa para o aumento das dívidas que deixou de injetar dois milhões de reais no mês passado.

Bairros com maior poder aquisitivo da cidade, o Centro e o Granjeiro também são os que mais devem.

“O Centro deve 350 mil reais; o Granjeiro deve 280 mil; o Pinto Madeira 180 mil, a Batateira 126 mil e por aí vai e dá dois milhões de meio de débitos”, cita o presidente da companhia.

A Saaec agora passa a cobrar dívidas atrasadas e pode chegar a desligar o fornecimento de água de inadimplentes.

“Para cortar eu mandei primeiro uma carta na qual eu não digo nem que a pessoa deve e peço que ela venha à Saaec conversar de um assunto de interesse dela. Está aberta a negociação”, finaliza Yarley.

Entenda o Projeto de lei


A Saaec elaborou projeto e a prefeitura enviou mensagem à Câmara de Vereadores propondo aumento que chega a 107,6% na tarifa de água no município e outros serviços prestados pela Saaec, como ligações e religações.

O projeto ainda não tem data para ser votado. Conforme o Presidente da Câmara, Vereador Pedro Alagoano (PSD) o prefeito Ronaldo Gomes de Mattos chegou a dizer que retiraria o projeto da pauta, porém voltou atrás.


ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Expediente

O Crato Em Foco é mantido por Robson Roque, jornalista, historiador, mestrando em Jornalismo e especialsita em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. Contato: (88) 9 9714-0886

Destaque

Prefeito de Crato garante urbanização da Baixada Fluminense

Recursos articulados pelo vereador Amadeu de Freitas (PT) junto a deputada federal Luizianne Lins (PT), por meio de emenda parlamentar, v...