Notícias de Crato, Ceará.

Aberto ano em comemoração ao centenário da Praça Siqueira Campos

Foto: Divulgação

Por Rafael Pereira

Está aberto o ano em comemoração ao centenário da Praça Siquera Campos, no Centro do Crato. A praça foi e ainda é palco de encontros e muitas atrações artísticas, dentre elas o projeto “Rapadura Culturarte”, idealizado pelo professor Jorge Carvalho, que todas as manhãs de sábado leva à praça apresentações de artistas e poetas da região.

Sobre a praça e sua história, o professor lembra diversos momentos que viveu nos tempos que era jovem em que gostava de frequentar o espaço. 

“Lembro que nos anos 70 e 80 nos reuníamos aqui para conversar. Futebol era o tema principal. Era a ‘turma da praça’. Era a melhor lembrança que eu tenho desse local”, relembra com simpatia os momentos em que testemunhou, como as discussões muitas vezes acaloradas de amigos, e as diversas pessoas que gostavam de frequentar, e ainda frequentam, entre elas pessoas da melhor idade.

A praça tem o nome de um dos mais ricos comerciantes da cidade que viveu no começo do século XX e que trouxe o primeiro automóvel para a cidade. Deste quase um século de existência, o espaço ainda é ponto de encontro da sociedade cratense e de quem visita a cidade. Durante muito tempo foi centro de encontros e discussões da juventude boêmia e de intelectuais, além de intensos debates políticos.

Comemorações

As comemorações do centenário serão marcadas por atividades na Praça durante todo o ano, promovidas pelo Rapadura Culturarte em parceria com o jornalista e memorialista Huberto Cabral. No dia 14 de dezembro de 2017 será encenada a inauguração da Praça Siqueira Campos. Ela ainda recebe em todas as manhãs de sábado, exposição de carros antigos.



História da Praça Siqueira Campos



ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - e no artigo 5º da Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Expediente

O Crato Em Foco é mantido por Robson Roque, estudante de Jornalismo (penúltimo semestre/ UFCA) e pós-graduado em Comunicação e Marketing Em Mídias Digitais. Contato: (88) 9 9714-0886

Destaque

Prefeito de Crato garante urbanização da Baixada Fluminense

Recursos articulados pelo vereador Amadeu de Freitas (PT) junto a deputada federal Luizianne Lins (PT), por meio de emenda parlamentar, v...