Notícias de Crato, Ceará.

Saaec precisa ser reestruturada, defende presidente da companhia


Por Rafael Pereira

Presidente da Saaec, Yarley Brito, comenta a situação hídrica do Crato, bem como os problemas que a empresa enfrenta quanto à regulação da distribuição de água no município. Em entrevista à Rádio Princesa ele destacou, entre outras coisas, a falta de consciência de parte considerável da população, bem como a capacidade dos aquíferos da Chapada do Araripe que oferecem água de qualidade e em abundância.

Segundo ele, a reserva de água na cidade tem a capacidade de distribuição para abastecer população de uma cidade grande. “Com a água que é retirada do aquífero e ofertada à população, eu digo sem medo nenhum de errar, que é suficiente para abastecer uma população de uma cidade de 250 mil habitantes”.

Leia também: Conta de água pode ficar mais cara em Crato

Yarley explica como se dá o processo desse armazenamento da água cuja recarga é anual e estaria intocada, segundo ele. “Os cálculos da disponibilidade são feitos com recorrência de 50 a 60 anos dos invernos o quanto que infiltra e o quanto nós podemos gastar”, conta.

Segundo o presidente da Saaec a empresa de abastecimento precisa ser reestruturada diante o cenário de abundância da água em Crato.

“Temos uma água subterrânea de qualidade, fontes que ajudam esse sistema e que já diminuiu os cursos porque ela pode entrar no sistema sem consumo de energia, mas que precisa ter a companhia que gerencie todo esse processo e ter uma qualidade técnica para este serviço”, argumenta.

Ainda segundo o gestor, a inadimplência de usuários, mesmo com preços baratos se comparados a outras cidades, é muito grande.

“As pessoas precisam compreender que a tarifa que a SAAEC cobra pela água é uma tarifa que há dez anos não tem reajuste”, finaliza.


ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Expediente

O Crato Em Foco é mantido por Robson Roque, estudante de Jornalismo (penúltimo semestre/ UFCA) e pós-graduado em Comunicação e Marketing Em Mídias Digitais. Contato: (88) 9 9714-0886

Destaque

Semana Santa: Prefeitura de Crato fiscaliza comércio de peixes

A Vigilância Sanitária de Crato promove fiscalização em estabelecimentos que vendem peixes de olho na qualidade dos produtos comerciali...