Notícias de Crato, Ceará.

Escritora Carirense recebe comenda do Ceja Crato

Solenidade aconteceu no auditório do Ceja- Crato | Foto Ronuery Rodrigues/ Crato em Foco

Por Ronuery Rodrigues

Em solenidade realizada na noite desta sexta-feira (25) que reuniu professores, funcionários e estudantes do Centro de Educação de Jovens e Adultos, Monsenhor Pedro Rocha (CEJA), foi outorgada à professora e escritora Maria Ferreira dos Santos, a comenda, Troféu Prata da Casa.

O projeto idealizado em 2010 pela também professora da unidade de educação Maria Aparecida Cordeiro, escolhe, anualmente, através da comunidade escolar “um prata da casa”, premiando professores, escritores e personalidades de Crato que colaboram para o crescimento da Literatura Regional.

Conforme explicou Maria Aparecida Cordeiro, a ideia do projeto é homenagear as personalidades vivas, para que as pessoas possam desfrutar do momento de alegria em Vida. Cordeiro, destacou a participação da comunidade escolar para o sucesso do projeto

 – Me sinto feliz em ter feito o projeto e com a participação de todos. Se não fosse a participação de toda comunidade escolar, não teria o sucesso que o projeto está tendo, afirmou.

Primeira mulher
Maria Ferreira dos Santos, é a primeira mulher contemplada com o troféu Prata da Casa, na instituição, Nomes como Abidoral Jamacaru e José Flávio Vieira também já foram contemplados com a comenda. A escritora disse que ficou surpresa

–Eu nem sonhei com isso, eu jamais esperava por isso.

Ao lado de familiares e amigos Maria Ferreira falou da alegria ao ser contemplada com o projeto

– Eu me sinto muito feliz porque realmente é mais uma conquista de um sonho, porque eu batalho muito por isso. Eu não pretendo parar, eu quero continuar escrevendo, falou, emocionada.

Maria Ferreira dos Santos, é Assarense, professora de língua portuguesa e literatura no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA - Crato).  Escreve, contos, poemas, crônicas e peças teatrais. Em 2013 lançou o livro “Aspectos sociológicos na Poesia de Patativa do Assaré e o drama da triste partida”.

Homenagens
Durante a solenidade, a escritora foi homenageada por parentes em um vídeo que chamaram de “arquivo confidencial”. Um de suas peças teatrais, “O Encontro" foi interpretada pelas atrizes Fátima Correia e Chica Emídio. O evento foi encerrado com um show de colega de Trabalho e cantor Rigoberto Pereira, e sua Rigobanda.

Performance - O encontro de apresentada por Fátima Correia e Chica Emídio | Foto Ronuery Rodrigues/ Crato em Foco

As produções não param, continuam e, conforme revelou a escritora, pelo menos dois trabalhos seus estão em fase de finalização, o primeiro, um livro infanto-juvenil o segundo, em parceria com um sobrinho, um CD com suas poesias serão musicadas.


ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
Compartilhe:

1 comentários:

  1. Excelente esse registro. Hoje não temos mais jornais escritos por aqui. Mas os blogs preenchem com com toda a sua riqueza está falta. Parabéns ao Crato em fico.

    ResponderExcluir

Expediente

O Crato Em Foco é mantido por Robson Roque, jornalista, historiador, mestrando em Jornalismo e especialsita em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. Contato: (88) 9 9714-0886

Destaque

Prefeito de Crato garante urbanização da Baixada Fluminense

Recursos articulados pelo vereador Amadeu de Freitas (PT) junto a deputada federal Luizianne Lins (PT), por meio de emenda parlamentar, v...