Notícias de Crato, Ceará.

Cratenses marcam encontros para ver Superlua na Encosta do Seminário

O fenômeno só voltará a acontecer em distância tão pequena somente em 25 de novembro de 2034.
Foto: Ricardo Stuckert/ Fotos Públicas (10/08/2014)


Cratenses se preparam para observar a maior superlua em quase 70 anos. Nesta segunda-feira, 14, a lua ficará a uma distância de 48,2 mil quilômetros mais perto da Terra. O satélite não ficava tão próxima desde 1948. O fenômeno só voltará a acontecer em distância tão pequena somente em 25 de novembro de 2034.

Em Crato um dos pontos agendados pelos cratenses para acompanhar o fenômeno é a Encosta do Seminário. Em redes sociais já existem encontros marcados por pessoas para ver a superlua. “Já é bonito de se ver a lua cheia em dias normais, na Encosta, imagine agora com ela tão perto”, diz a dona de casa Socorro Paiva.

O fenômeno por definição ocorre no momento da lua cheia, que será às 11h54 – nesta hora, o satélite estará a 363.338 km da Terra.

Como ocorre 

Como em qualquer outra lua cheia, o corpo celeste parece maior e mais brilhante quando aparece no horizonte. E o mesmo ocorre com as superluas. Ainda que elas apareçam 14% maiores e 30% mais luminosas que as luas cheias comuns, são mais surpreendentes quando estão na linha do horizonte e não altas, no céu.

Isso acontece porque a órbita da lua não é um círculo perfeito, então em alguns pontos de sua órbita ela parece estar mais próxima do planeta Terra. “Quando a lua está em seu ponto mais distante isso é conhecido como apogeu e quando está mais perto é chamado de perigeu”, explica o cientista da Nasa Noah Petro.

No perigeu, a lua está cerca de 48 mil quilômetros mais perto da Terra do que no apogeu. Essa proximidade faz com que a lua pareça 14% maior e 30% mais brilhante do que uma lua cheia do apogeu. Por isso, a lua cheia do perigeu ficou conhecida como superlua.

* Com informações da Nasa


ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Expediente

O Crato Em Foco é mantido por Robson Roque, estudante de Jornalismo (penúltimo semestre/ UFCA) e pós-graduado em Comunicação e Marketing Em Mídias Digitais. Contato: (88) 9 9714-0886

Destaque

Parque da ExpoCrato será multiuso

Foto: Governo do Ceará O Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, que anualmente abriga a ExpoCrato, vai se tornar multiuso. O ...