Notícias de Crato, Ceará.

Comércio do Crato poderá abrir até 21 horas a partir de dezembro

Lojas ficariam abertas até nove horas da noite | Foto: Robson Roque - CratoEmFoco.com

Lojistas desejam que o comércio no Centro do Crato seja aberto também durante a noite, a partir de dezembro. A experiência começaria pelas Ruas Doutor João Pessoa, Miguel Lima Verde e Dom Quintino, que formam uma avenida e o coração do Centro comercial Cratense.

As ruas foram reformadas há alguns anos na expectativa de que se transformariam em shopping a céu aberto. Ficaria à cargo da prefeitura ampliar a iluminação naquele espaço, o que não aconteceu e deixou os comerciantes temerosos de abrir as lojas à noite.

“É um projeto que se arrasta desde quando assumimos a CDL”, afirma o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Crato, José Alves Lobo. “Com essa reforma na rua principal, tínhamos interesse de ver um shopping a céu aberto e essa rua foi feita para isso. A CDL encabeçou isso desde o primeiro dia de gestão”.

O que é preciso?

Conforme o diretor distrital da Federação das CDL do Ceará, Geraldo Pinheiro de Lima, o projeto é pensado “a quatro mãos: adesão dos comerciantes; a segurança da Polícia Militar; da Guarda Municipal; e a iluminação no Centro da Cidade”.

Ainda segundo Geraldo Pinheiro, a direção da CDL já conta com apoio da Polícia e da Guarda Civil, visita os lojistas para convencê-los a abrir as lojas à noite e a iluminação das vitrines supriria a parca iluminação pública nas ruas.

Lei municipal chamada “Semana Inglesa” de quase cinquenta anos regulamenta o comércio na cidade. Segundo o presidente da Câmara de Vereadores, ela não impede a mudança e será revista. “Ela não proíbe, apenas orienta que comunique ao Poder Executivo e aos órgãos competentes nessa área trabalhista”, afirma o vereador Pedro Alagoano.

Segundo Pedro Alagoano, o projeto contemplará, ainda, a Praça Siqueira Campos que, a exemplo da Praça da Sé, receberia boxes para venda, por exemplo, de lanches, o que geraria alguns empregos.

Lojas ficariam abertas até nove horas da noite | Foto: Robson Roque - CratoEmFoco.com

Vereador pede cautela

Durante a sessão da Câmara que tratou do assunto, o vereador Amadeu de Freitas (PT) pediu cautela ao mudar uma lei municipal.

“Entendemos que o projeto é importante”, diz Amadeu. “Talvez seja necessário, mesmo, incrementar novos horários, medidas para atrair compradores para as lojas do Crato, mas precisamos ter a devida cautela: saber se alterar hoje essa lei não trará outras dificuldades para a celebração de acordos coletivos e outras coisas dessa natureza”.

A mudança no comércio do Crato está programada para acontecer a partir do dia 7 de dezembro, quando o comércio nas principais ruas do Centro ficaria aberto até Às 21 horas.


ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Expediente

O Crato Em Foco é mantido por Robson Roque, estudante de Jornalismo (penúltimo semestre/ UFCA) e pós-graduado em Comunicação e Marketing Em Mídias Digitais. Contato: (88) 9 9714-0886

Destaque

Prefeito de Crato garante urbanização da Baixada Fluminense

Recursos articulados pelo vereador Amadeu de Freitas (PT) junto a deputada federal Luizianne Lins (PT), por meio de emenda parlamentar, v...