Notícias de Crato, Ceará.

Seminário das Águas discute situação hídrica do Cariri

O Seminário das Águas do Cariri foi realizado na manhã desta terça feira (18), no auditório Papa Francisco da Cúria Diocesana. Estiveram presentes alunos da rede estadual, universitários, pesquisadores, representantes de associações, sindicatos dentre outros, que discutiram o impacto das grandes obras, bem como o diagnóstico hídrico regional e estadual.

A realização do evento foi do Fórum das Águas do Cariri, Fórum Araripense do Cariri e Cáritas Diocesana de Crato e também contou com as comunidades mais afetadas pela estiagem e representantes das localidades atingidas pelo cinturão das águas. Os debates giraram em torno da democratização da água.

Seminário das Águas discute situação hídrica do Cariri | Foto: Patrícia Mirelly

Professor de Geografia da rede estadual e pesquisador da UFPE, Anderson Camargo criticou o impacto das grandes empresas do agronegócio no desperdício de água.

“Estamos no quinto ano de seca, mas o Ceará é hoje o maior plantador de melão do Brasil com 60% do que o Brasil exportou. Então, que escassez de água é essa a produzir tanto melão?”, questiona o professor ao salientar, em seguida, que muita água é necessária para a plantação da fruta.

Segundo Camargo, o objetivo do seminário das águas é tratar da democratização do acesso à água para todos enquanto, segundo conta, o bem está disponível em maior parte para grandes empresas agrícolas.

Integrante da Cáritas Diocesana do Crato, Angelita Maciel mostrou-se surpresa com a participação no seminário. “Primeiro supera as nossas expectativas em questão de público. Nós nos surpreendemos. Muitos estudantes, muitos pesquisadores querendo mais informações querendo partir das informações adquiridas”.

Marcha das Águas

No próximo ano, provavelmente em março, será organizada a Marcha das Águas, cujo objetivo é mobilizar a população do Cariri para a questão hídrica, escassez e uso incorreto do bem, entre outros assuntos ligados a esta situação.


ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Expediente

O Crato Em Foco é mantido por Robson Roque, jornalista, historiador, mestrando em Jornalismo e especialsita em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. Contato: (88) 9 9714-0886

Destaque

Prefeito de Crato garante urbanização da Baixada Fluminense

Recursos articulados pelo vereador Amadeu de Freitas (PT) junto a deputada federal Luizianne Lins (PT), por meio de emenda parlamentar, v...