Notícias de Crato, Ceará.

Professores e estudantes do Crato temem falta de oportunidades após reforma do Ensino Médio

Cerimônia de lançamento do novo ensino médio. | Foto: Carolina Antunes/PR

Por Rafael Pereira

Professores do Crato manifestaram insatisfação quanto à Medida Provisória (MP) 746 que entrou em vigor em setembro. Ela altera o ensino médio: exclui a obrigatoriedade das disciplinas de Sociologia, Filosofia, Educação Física e Artes; institui o tempo integral nas escolas e dá liberdade ao aluno de poder escolher o que vai estudar, de acordo com suas pretensões profissionais.

O grande problema é quanto ao contingente de professores formados e em formação dessas disciplinas. Na Universidade Regional do Cariri (URCA), um dos principais redutos de formação de professores da região, essa MP tem pegado tanto eles como alunos de surpresa, pois muitos dependem da formação profissional para trabalhar nas escolas.

Antônio Marcos, professor do curso de Geografia da URCA, fala que essa medida foi uma surpresa negativa, pois também atingirá os cursos de formação no país: “A partir do momento em que se altera o currículo do ensino médio da educação brasileira, automaticamente vai gerar uma mudança também nos cursos de formação de licenciaturas, neste caso, cursos de formação de professores”.

Para o docente, com a MP o governo apavora os estudantes de graduação que temem a falta de um campo de atuação, visto que as quatro disciplinas não são mais obrigatórias. A professora Antônia Carlos da Silva lamenta o fato de a medida não ter passado por uma discussão nos âmbitos da educação.

“Pensar na educação não se pode pensar em medidas provisórias”, conta. “Educação é conversa, é dialogo, é conhecimento, é informação. As escolas não estão cientes do que realmente significa essa medida e que mudanças vão acarretar”, acrescenta.


ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Expediente

O Crato Em Foco é mantido por Robson Roque, estudante de Jornalismo (penúltimo semestre/ UFCA) e pós-graduado em Comunicação e Marketing Em Mídias Digitais. Contato: (88) 9 9714-0886

Destaque

Prefeito de Crato garante urbanização da Baixada Fluminense

Recursos articulados pelo vereador Amadeu de Freitas (PT) junto a deputada federal Luizianne Lins (PT), por meio de emenda parlamentar, v...