Notícias de Crato, Ceará.

Praticantes de vaquejada protestam em Crato

Contra a decisão do STF, praticantes de vaquejadas realizam ato protesto em Crato
Foto: Robson Roque - CratoEmFoco.com

Por Rafael Pereira, 
Estudante de Jornalismo da UFCA e repórter do Crato Em Foco

Um grupo de vaqueiros e simpatizantes da vaquejada se reuniu na manhã desta terça-feira, 11, no Palmeiral, em Crato, e promoveram ato em protesto contra a nova decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que proíbe a vaquejada no estado do Ceará.

Os participantes saíram montados a cavalo em direção ao Centro da cidade. O ato aconteceu também em Juazeiro do Norte e em várias outras cidades do Nordeste.

O grupo montado a cavalo, que contava além de vaqueiros, aboiadores, praticantes e simpatizantes, saiu do Posto Palmeiral por volta de 8 horas cavalgaram por ruas da cidade chamando atenção para sua demanda: não acabar com a vaquejada que, segundo eles, é um meio para sua sobrevivência. “A maioria aqui é pai de família e vive da vaquejada”, afirmava um dos participantes do ato.

Decisão do STF

Por 6 votos a 5 o STF proíbe as práticas de vaquejadas no estado do Ceará. A decisão justificada pela Justiça é de que a atividade impõe sofrimento aos animais como maus tratos além de crime ambiental.

A nova resolução derruba a lei 15.299/2013 que regulamentava a vaquejada no estado e com ela mais de 700 competições serão extintas onde movimentava 14 milhões por ano, segundo o governo do estado.

ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Expediente

O Crato Em Foco é mantido por Robson Roque, estudante de Jornalismo (penúltimo semestre/ UFCA) e pós-graduado em Comunicação e Marketing Em Mídias Digitais. Contato: (88) 9 9714-0886

Destaque

Fátima Bernardes publica foto em homenagem a cratense

A apresentadora Fátima Bernardes postou uma foto em homenagem ao cratense Francisco de Assis Santana. Ele ficou conhecido nacionalmente...