Notícias de Crato, Ceará.

Cratenses apresentam demandas ao futuro prefeito do Crato

Zé Ailton Brasil toma posse em janeiro. Cratenses apresentam demandas para novo governo municipal
Foto: Robson Roque - CratoEmFoco.com

O Crato Em Foco ouviu alguns representantes de setores econômicos e educação da sociedade cratense, como taxistas, professores, comerciários e servidores sobre suas expectativas quanto ao novo prefeito em sua gestão para os próximos 4 anos, diante das deficiências da administração atual.

Eleito com 58% dos votos válidos, Zé Ailton Brasil terá que resolver demandas antigas como melhorias dos pontos de táxi, pagamento em dia dos servidores e professores, assim como melhorias estruturais na educação, e estratégias para criação e geração de empregos.

Reivindicações dos servidores

Durante a campanha eleitoral o sindicato dos servidores municipais do Crato organizou uma plataforma com as reivindicações das variadas categorias de trabalhadores. “Esperamos que ele (Zé Ailton) cumpra com os compromissos que ele assumiu perante os servidores”, afirma a presidente interina do SindsCrato, Denise Pinheiro.

Presidente do Fundeb (Fundo de desenvolvimento da Educação Básica) em Crato, a professora Arlane Markelly opina que a principal medida que o prefeito eleito deve tomar é o planejamento financeiro para evitar atrasos de salários, como tem sido frequente no município.

“O que hoje nós percebemos em relação a atual gestão, é a falta de planejamento”, conta Markelly. Então esperamos que a gestão de Zé Ailton já possa antecipadamente começar a fazer esse estudo em relação de como vai gerenciar os recursos da educação”, diz a professora.

Demanda antiga

Os taxistas querem melhorias para os pontos de Táxi, como exige o profissional Manoel Félix. “Vamos a Caririaçu observar uma marquise para os carros. Mediante essa viagem, vamos até o novo prefeito para ver o que ele pode fazer por nós nesse sentido, haja vista que aqui fica tudo no sol”, conta Félix.

Taxistas cobram melhorias para os pontos de táxi, como a colocação de cobertura que proteja
os carros ao sol | Foto: Robson Roque - CratoEmFoco.com

Escolas em tempo integral

Em entrevistas ao Crato Em Foco o prefeito eleito tem afirmado que a  principal proposta para a educação são escolas em tempo integral. Conforme Arlane Markelly a ideia não é novidade. Está previsto no Plano de Educação Municipal para os próximos 10 anos. Ela chama atenção para alguns pontos que devem ser observados pela futura gestão municipal.

“Existe um grande desafio quando se trata de escolas integrais no sentido de onde essas escolas vão funcionar diante da estrutura que nós temos hoje nas escolas do Crato e também com que recursos vamos ter para que se possa reforçar essas escolas”, declara.

Mais empregos e creches

Para o sindicado dos comerciários a nova gestão deve atuar para a geração de empregos no setor e para trazer mais empresas para a cidade através da doação de terrenos. A reforma do Camelódromo do Crato também vai reforçar o comércio por meio da geração de novas oportunidades de emprego.

“Também, nós queremos – conta Evandro - que o governo municipal pense um pouco na questão da criação de creches, principalmente para as comerciárias que não tem onde deixar seu filho e precisam muito trabalhar”.

Posse e Secretariado 

O novo prefeito do Crato toma posse em janeiro e já trabalha para formar sua equipe de transição e secretariado. Um dos nomes possíveis para a secretaria de educação é o da professora Otonite Cortez, ex-reitora da URCA. Para a saúde a médica pediatra Carmen Peixoto, filha do ex-prefeito Valter Peixoto é considerada para assumir a pasta.

ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Expediente

O Crato Em Foco é mantido por Robson Roque, estudante de Jornalismo (penúltimo semestre/ UFCA) e pós-graduado em Comunicação e Marketing Em Mídias Digitais. Contato: (88) 9 9714-0886

Destaque

Caminhão de limpeza pública derruba árvore de projeto

Árvore frutífera fazia parte do projeto Cinturão Verde, para educação ambiental e outras práticas Foto: Coletivo Camaradas Moradores ...