Notícias de Crato, Ceará.

Profissionais da educação deflagram greve em Crato

Educação deflagra greve em Crato | Foto: Áurea Matos - Enviada pelo Whatsapp
Professores, merendeiras e outros profissionais da educação deflagraram greve em Crato na manhã de hoje. A medida foi motivada pelos constantes atrasos de salários no município. Presidente do Sindicato dos Servidores, Denise Pinheiro afirma que se esgotaram as formas de negociação com a gestão municipal.

“Na última quinta-feira tivemos uma audiência com o Ministério Público e a própria gestão reconheceu que não está tendo condições de honrar, que o recurso não está sendo suficiente”.

Assessora Jurídica do SindsCrato, a advogada Romênia Botelho cita quais os próximos passos legais que dará o movimento grevista. “Vamos comunicar a gestão e também aos pais e alunos, porque a lei de greve já prevê que a comunicação aos usuários tem que ser feita em até 72 horas antes do início da greve”.

Professores temporários também aderiram à greve. A advogada Romênia Botelho comenta a situação deles. “No momento eles só podem ser demitidos por justa causa. Estamos no período eleitoral e a lei em si já veda”, conta, para acrescentar em seguida: “No caso a greve sendo legal não há motivo para demissão com justa causa”.

Outra medida tomada pelo sindicato é pedir o bloqueio de contas da prefeitura com o objetivo de assegurar o pagamento dos profissionais da educação.

“Em agosto, quando iniciaram os atrasos, o sindicato noticiou ao Ministério Público, já tem audiência marcada”, diz. “Afora isso, o sindicato também ingressa com ação pedindo o bloqueio de contas da prefeitura”, finaliza.

Na próxima quinta-feira, 22, o sindicato volta a se reunir com o Ministério Público em Crato para discutir os atrasos de salários na expectativa de um posicionamento favorável do órgão aos profissionais.

ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Expediente

O Crato Em Foco é mantido por Robson Roque, estudante de Jornalismo (penúltimo semestre/ UFCA) e pós-graduado em Comunicação e Marketing Em Mídias Digitais. Contato: (88) 9 9714-0886

Destaque

IFCE Crato abre inscrições para curso de Hidroponia

Hidroponia cultiva com menos uso de água. Foto: IFCE Crato Estão abertas de 18 a 23 de março as inscrições para um curso de hidroponi...