Notícias de Crato, Ceará.

Cratense tricampeã mundial tenta primeiro ouro nas Paralimpíadas

Edênia Nogueira Garcia | Foto: Gareth Copley/Getty Images

Portadora de polineuropatia sensitiva motora, uma doença progressiva que traz dificuldades de movimento nas pernas e nos braços, a cratense Edênia Nogueira Garcia superou não apenas as dificuldades advindas da patologia, como suas adversárias nas piscinas, tornando-se a primeira esportista brasileira a ser tricampeã mundial.

Leia: Favorita, nadadora cratense encerra paralimpiadas Rio-2016 sem medalha

A nadadora cratense já participou de três edições dos jogos, conquistando medalhas em todas elas: duas de prata, Atenas 2004 e Londres 2012, e um bronze em Pequim 2008. Agora ela busca o primeiro ouro.

“Minha meta é fazer o melhor, ganhar mais uma medalha”, disse a nadadora cratense ao Estadão. “É muito legal estar na minha quarta paralimpíada, mas melhor ainda é fechar a competição com uma medalha”, completou.

Edênia colocou seu nome na história da natação brasileira ao vencer os 50 metros costas em Eindhoven, na Holanda, em 2010, e se tornou a primeira esportista do Brasil a ser três vezes campeã mundial.

Depois de parar de competir por alguns meses para se submeter à cirurgias com o objetivo de conter as fortes dores que sentia, a cratense marcou sua volta no Parapan de Toronto, em 2015, e ganhou três medalhas, incluindo uma de ouro.

A partir das 11h41, Edênia Garcia disputa o revezamento 4x50, estilo livre, ao lado de Daniel Dias, Joana Maria Silva e do experiente Clodoaldo Silva.

Cratense Edênia Garcia quer fazer história na natação (Foto: Leandro Martins/CPB/MPIX)

ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Expediente

O Crato Em Foco é mantido por Robson Roque, estudante de Jornalismo (penúltimo semestre/ UFCA) e pós-graduado em Comunicação e Marketing Em Mídias Digitais. Contato: (88) 9 9714-0886

Destaque

IFCE Crato abre inscrições para curso de Hidroponia

Hidroponia cultiva com menos uso de água. Foto: IFCE Crato Estão abertas de 18 a 23 de março as inscrições para um curso de hidroponi...