Notícias de Crato, Ceará.

Corpo de Bombeiros do Crato alerta sobre tempo seco e queimadas

Incêndio na Chapada do Araripe em 2015 | Foto: Chico Júnior

O período compreendido entre os meses de agosto a outubro costuma ser seco e da baixa umidade em várias partes do Brasil, época que se torna propícia para queimadas, algumas delas criminosas. É o que alerta o major Noberto Santos, do Corpo de Bombeiros do Crato.

“Nossas matas estão secas e propícias a sofrerem incêndios que venham a se deflagar e que vão ocupar o Corpo de Bombeiros que não vai estar disponível a combater incêndio na cidade se isso acontecer”, afirma o major.

O Corpo de Bombeiros alerta que muitos dos incêndios são criminosos, como o ocorrido em novembro de 2015 (relembre, clicando aqui), cujos focos consumiram parte da Chapada do Araripe.

“É algo que muito nos preocupa”, diz Noberto Santos. “Nós já estivemos em alguns pontos da cidade do Crato como a subida para o Grangeiro onde, infelizmente, todo ano esse tipo de fogo tem acontecido”, acrescenta.

Conforme o major Noberto Santos, enquanto Bombeiros combatem incêndios causados por irresponsabilidade de pessoas que iniciam queimadas e logo o fogo se espalha, o Corpo de Bombeiros podem deixar de atender ocorrências em bairros que podem vitimar pessoas.

Com base no código penal brasileiro, mesmo sem intenção, colocar fogo em lixos, por exemplo, e os focos tomam proporções inesperadas, é caracterizado incêndio e seu motivador pode ser penalizado, respondendo pelo crime mesmo sem intenção.

ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Expediente

O Crato Em Foco é mantido por Robson Roque, estudante de Jornalismo (penúltimo semestre/ UFCA) e pós-graduado em Comunicação e Marketing Em Mídias Digitais. Contato: (88) 9 9714-0886

Destaque

Crato demite técnico e contrata campeão da Copa do Nordeste

Oliveira Canindé é o novo técnico do Crato | Foto: Normando Sóracles - Agência Miséria A queda de rendimento do Crato EC nos últimos ...