Notícias de Crato, Ceará.

Casos de HIV em Crato crescem 37%


O número de pessoas que tratam contra HIV/AIDS em Crato aumentou de 32 para 44 este ano. O acréscimo de 37,5% é fruto de outro crescimento: o da informação.

“Em 2015 para 2016 houve uma maior divulgação, tanto em programas de rádio como de televisão e em alguns eventos que fizemos”, conta a enfermeira Patrícia Mendes, do Centro de Infectologia do Crato. “Isso facilita com que as pessoas conheçam o serviço (Centro de Infectologia) e acabem procurando-o”, explica.

Os jovens formam a faixa de cratenses que mais adquirem a síndrome no município. “Tudo indica porque esses jovens não pegaram, digamos, o boom da Aids, quando surgiu a Aids, quando não se tinha tratamento nenhum”, afirma Patrícia.

O Centro de Infectologia do Crato oferta, gratuitamente, tstes rápidos para detectar doenças sexualmente transmissíveis cujo resultado é dado em cerca de dez minutos. “É um exame simples feito através de um punção digital, ou seja, uma furadinha no dedo, como se fosse o teste de glicemia do diabetes”. 

175 pessoas que contraíram HIV são acompanhadas no Centro. Cinco são crianças, três gestantes, 95 são homens e 80 mulheres. De 2011 a 2016 10 pessoas morreram em decorrência da síndrome no município, uma delas este ano.

Quem se expôs a alguma situação de risco, como ter mantido relação sem uso de preservativo, precisa fazer o teste contra doenças sexualmente transmissíveis. O Centro de Infectologia do Crato está localizado à Rua José Carvalho, 370, no Centro da cidade.

ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Expediente

O Crato Em Foco é mantido por Robson Roque, estudante de Jornalismo (penúltimo semestre/ UFCA) e pós-graduado em Comunicação e Marketing Em Mídias Digitais. Contato: (88) 9 9714-0886

Destaque

Crato demite técnico e contrata campeão da Copa do Nordeste

Oliveira Canindé é o novo técnico do Crato | Foto: Normando Sóracles - Agência Miséria A queda de rendimento do Crato EC nos últimos ...