Notícias de Crato, Ceará.

PT diverge opiniões, mas confirma apoio a Zé Ailton Brasil

O eleitor petista que esperava votar em Marcos Cunha, Pedro Lobo ou Otonite Cortez
agora tem Zé Ailton Brasil como opção. | Foto: Robson Roque - Crato Em Foco 


Durante encontro de tática eleitoral realizado na tarde deste sábado, 30, a maioria de integrantes do Partido dos Trabalhadores decidiu apoiar a candidatura de Zé Ailton Brasil (PP) na corrida pela prefeitura cratense. A reunião contou com mais de 100 filiados do partido no auditório da CDL e foi permeada de discussões, porém apenas três pessoas se abstiveram de votar.

O clima era de desapontamento, visto que se esperava que o partido lançasse candidato próprio. Pedro Lobo hoje e Otonite Cortez há algumas semanas abriram mão de suas candidaturas para obedecer à decisão feita em pesquisa encomendada pelo governador Camilo Santana (PT) que decidiu por Zé Ailton Brasil e André Barreto (PDT). Este último participou do encontro petista.

“O PT tomou um grande decisão por unanimidade onde o partido decide marchar junto com Zé Ailton Brasil e André Barreto por entender que neste momento é o que representa a melhor proposta”, justificou o presidente Pedro Lobo.

Respeitar a pesquisa
Nome sugerido como pré-candidata pelo PT, informação dada em primeira mão pelo Crato Em Foco, a ex-reitora da URCA Otonite Cortez afirma que a decisão em apoiar Zé Ailton e André Barreto respeitou o processo democrático da pesquisa feita pelo governador que foi sugerida pela própria Otonite.

“Nós desistimos da pré-candidatura porque propusemos ao governador Camilo Santana e aos partidos da base aliada que a composição da chapa a disputar a eleição deveria ser feita a partir de uma pesquisa para que a população dissesse em quem queria votar”, disse Otonite. “Propusemos um critério e nós respeitamos resultado da pesquisa que foi uma proposta nossa. Quero enfatizar o caráter democrático desse processo”, finalizou.
Presidente do Partido, Pedro Lobo leu carta abrindo mão de sua pré-candidatura | Foto: Robson Roque - Crato Em Foco

Não há demérito
Mesmo com o desapontamento da maioria dos petistas, o médico Marcos Cunha pondera que o partido foi ativo na Frente Crato Popular que reuniu os partidos da base aliada ao governador por quase dois anos.

“Não existe demérito, não existe perdedor. Tinha regras e nós obedecemos essas regras. Isso não nega a nossa história porque foi um processo de mais de dois anos de discussões e que o PT participou ativamente. Naturalmente essa decisão não satisfez a todos, mas essa diversidade é que faz o PT”. Marcos Cunha.

Marcos Cunha, contudo, lamentou o fato de partido não ter apoio do governador quando este é do mesmo partido.

“O grande mérito do PT foi ter participado de todas as eleições no Crato – de 1982 a 2012, todas sem o apoio do governador e no momento em que o PT tem o governador, então nós temos candidato que o PT não vai apresentar na chapa majoritária”, lamentou Marcos Cunha.

PT versus PP
Um dos pontos apontados por quem não concordava em apoiar Zé Ailton foi o fato de ele ser do PP, partido que se posicionou contrário à presidente Dilma Rousseff, favorecendo seu processo de impeachment.

“Fechar alianças com partidos que ideologicamente divergem das nossas posições, ficamos receosos porque não sabemos como, depois, isso tudo vai se configurar”, ponderou a psicóloga Karla Lobo. “Tivemos que, estrategicamente, fechar realmente com outros partidos, especialmente com o PP pela exceção do Ceará, pela exceção do posicionamento de Zé Ailton e pela estratégia de a gente conseguir representar para o povo essa representação política dentro do Crato”, acrescentou.

Convenção
Na próxima quarta-feira, 3, o PT volta a se reunir durante a convenção em torno de Zé Ailton Brasil. Na oportunidade serão lançadas as candidaturas a vagas na Câmara de Vereadores.

ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Expediente

O Crato Em Foco é mantido por Robson Roque, estudante de Jornalismo (penúltimo semestre/ UFCA) e pós-graduado em Comunicação e Marketing Em Mídias Digitais. Contato: (88) 9 9714-0886

Destaque

Crato demite técnico e contrata campeão da Copa do Nordeste

Oliveira Canindé é o novo técnico do Crato | Foto: Normando Sóracles - Agência Miséria A queda de rendimento do Crato EC nos últimos ...