Notícias de Crato, Ceará.

Grendene completa 20 anos em Crato e lidera geração de empregos no Cariri

Gestores da empresa, Espedito Celeiro, Marcos Carneiro e Robson Roque | Foto: Crato Em Foco
A Grendene promoveu nesta sexta-feira, 1º de julho, evento para comemorar os 20 anos de sua instalação em Crato, ocorrida em 20 de junho de 1996. O encontro para lembrar a data contou com presenças de gestores e funcionários da indústria, religiosos, prefeito e vice-prefeito do Crato, vereadores e representantes da imprensa, instituições de ensino e demais setores da sociedade cratense. O Crato Em Foco era um dos convidados.

A comemoração foi aberta com palavras dos gestores, celebração religiosa presidida pelo Padre José Vicente, que esteve a frente do encontro religioso há 20 anos. O prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio, valorizou a presença da empresa no município ressaltando a possibilidade de ampliação da indústria.

Gerente geral da unidade de Crato, Luciano Mantovani recebeu o título de cidadão cratense concedido em sessão solene pela Câmara de Vereadores, projeto dos edis Thiago Esmeraldo (PP) e Paulo de Tarso (PSC). Após vídeo institucional que lembrou a trajetória da empresa, os participantes do encontro conheceram a sede da Grendene em Crato por meio de visita guiada às suas instalações.

Gerente geral da Grendene em Crato, Luciano Mantovani (ao lado esquerdo do prefeito Ronaldo)
recebeu título de cidadão cratense | Foto: Crato Em Foco


Geração de emprego
Fundada no Centro do Crato em instalações ainda tímidas em 1996, ao longo dos anos a Grendene se consolidou no município como a empresa que mais emprega em todo o Cariri – são 2.300 trabalhadores, atualmente; 60% deles são mulheres.

Anualmente a empresa ainda recebe 500 jovens aprendizes provenientes de cursos, geralmente do Sesi/Senai, dos quais 70% são efetivados.

Conforme a direção da filial existe a preocupação em buscar mão de obra qualificada dentro da própria empresa através de cursos que capacitam os trabalhadores. Resultado disso pode ser visto pela promoção de cargos: Das 2.350 contratações feitas de 2013 a 2015, 510 trabalhadores foram promovidos de cargos.

O núcleo gestor, por sua vez, é formado por 36 pessoas, das quais 26 são cratenses e 9 são mulheres.

Unidade da Grendene lidera em Crato geração de empregos no Cariri | Foto: Wellington Macêdo/ Diário do Nordeste


Produção
A Grendene produz 30 mil pares de calçados por dia no município cratense. Em junho bateu recorde de produção, embarcando 954 mil pares de calçados que, de Crato, seguem para clientes do Brasil e são exportados para outros 100 países.

Evolução
No ano em que chegou ao Crato a Grendene fabricou 334 mil calçados. Em 2001, já instalada na atual fábrica, passou a produzir 7.3 milhões. Em 2006 e 2011 esse número diminuiu para 5.1mi e 6.9mi, até se recuperar e bater recorde ano passado, alcançando a marca de 8.1 milhões de pares produzidos na cidade.

Exclusividade
Somente a fábrica localizada em Crato produz o E.V.A. que do município é levado para outras filiais e fornecedores. O processo de fabricação é feito através do reuso de materiais da indústria aderidos a outros componentes químicos, como pigmentos que dão cor às peças de EVA.

Outros números e curiosidades
A Grendene é a empresa que mais emprega no Ceará, com 25.994 funcionários, seguida pela Pague Menos S/A com 17.965, conforme dados do Prêmio Delmiro Gouveia. Anualmente a indústria, em Crato, paga cerca de R$ 4 milhões em energia elétrica para mandar a fábrica em funcionamento.


  Escolha tipo e tamanho da fonte do texto:
ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Expediente

O Crato Em Foco é mantido por Robson Roque, jornalista, historiador, mestrando em Jornalismo e especialsita em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. Contato: (88) 9 9714-0886

Destaque

Prefeito de Crato garante urbanização da Baixada Fluminense

Recursos articulados pelo vereador Amadeu de Freitas (PT) junto a deputada federal Luizianne Lins (PT), por meio de emenda parlamentar, v...