Notícias de Crato, Ceará.

Acidentes com animais peçonhentos são registrados em Crato

Escorpiões e cobras são os principais causadores de acidentes | Foto: Rodrigo Sargaço/EPTV

A primeira morte por ataque de animais peçonhentos em 2016 no Cariri foi registrada no final da última semana, quando um agricultor de Várzea Alegre foi atacado por abelhas e, mesmo medicado e internado, não resistiu e faleceu. Cobras e escorpiões são os principais causadores de acidentes que representam risco de morte às vítimas.

O óbito do agricultor ganhou destaque no Jornal do Cariri desta semana. O semanário levantou dados sobre ataques na região, constatando que 8 ataques desse tipo aconteceram em Crato entre janeiro a 16 de junho. Ano passado o município registrou 41 ataques, ficando atrás apenas de Barbalha com 120 casos.

Os dados foram repassados ao jornal pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) da Secretaria de Saúde do estado. No período coletado, foram notificados 112 casos nos nove municípios que formam a Região Metropolitana do Cariri.

Causas e prevenção
Lixo nas ruas e o aumento no número de chuvas combinado com a elevação da temperatura em alguns horários contribuem para o surgimento de animais peçonhentos na região, como explicou ao veículo impresso o veterinário Elismar Vasconcelos.

Na mesma medida devem crescer os cuidados de se manter locais limpos, tanto casas, como quintais cobertos por vegetações. Terrenos baldios, especialmente, devem ser limpos, bem como áreas com entulhos de construções e reformas, locais apropriados para a surgimento de escorpiões, por exemplo.

Cuidados após ataques
Biólogos do Centro de Zoonoses de Crato, Roque Brito e Edmilson Silvestre orientam que o mais rápido a se fazer em casos de ataques de animais peçonhentos é lavar a área atacada com água corrente e sabão. Em seguida, a vítima deve procurar ou ser levada a um hospital próximo para que receba a medicação apropriada. Na cidade cratense, o hospital São Francisco é capacitado para receber esse tipo de vítima.


  Escolha tipo e tamanho da fonte do texto:
ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Expediente

O Crato Em Foco é mantido por Robson Roque, estudante de Jornalismo (penúltimo semestre/ UFCA) e pós-graduado em Comunicação e Marketing Em Mídias Digitais. Contato: (88) 9 9714-0886

Destaque

Crato demite técnico e contrata campeão da Copa do Nordeste

Oliveira Canindé é o novo técnico do Crato | Foto: Normando Sóracles - Agência Miséria A queda de rendimento do Crato EC nos últimos ...