Notícias de Crato, Ceará.

Crato sedia simpósio estadual sobre Microcefalia e doenças transmitidas pelo aedes aegypti

Professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará,
Luciano Pamplona | Foto: Robson Roque - CratoEmFoco.com
A cidade do Crato foi sede do Simpósio Estadual para vigilância epidemiológica e Assistência de Microcefalia e Arbovirores. O encontro reuniu professores acadêmicos, secretários de saúde e profissionais da saúde que lidam mais diretamente com a problemática das doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti .

Professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, Luciano Pamplona alerta para as poucas evidências científicas relacionadas ao Zika Virus e o grande número de boatos que se espalha, principalmente na internet.


Pamplona também chama a atenção para os criadouros da larva que origina o mosquito do Dengue, que mudam de região para região e até mesmo de um bairro para outro numa mesma cidade.


Professor da Universidade Estadual do Ceará e obstetra do Hospital Geral Cesar Cals, em Fortaleza, Manoel Martins Neto relata as medidas de prevenção e controle do Zika para grávidas.

Principais criadouros do Mosquito | Foto: Robson Roque - CratoEmFoco.com

O médico obstetra orienta mulheres que, em meio a esses casos de microcefalia, estão decididas a engravidar.


Manoel Neto diz que não é papel do médico dizer se a mulher deve ou não engravidar nesse período de epidemia do Zika.


Responsável pelo diagnóstico das doenças transmitidas por vetores do Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (LACEN), Fernanda Montenegro afirma que o laboratório cearense já pode fazer o exame para detectar o vírus Zika, o que antes era realizado no instituto Evandro Chagas, no Pará.


O professor Luciano Pamplona encerra afirmando que as medidas individuais de prevenção ao mosquito são ainda mais importantes.


Ciclo evolutivo do mosquito | Foto: Robson Roque - CratoEmFoco.com

  Escolha tipo e tamanho da fonte do texto:
ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Expediente

O Crato Em Foco é mantido por Robson Roque, jornalista, historiador, mestrando em Jornalismo e especialsita em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. Contato: (88) 9 9714-0886

Destaque

Urca consegue aprovação de novo mestrado

A Universidade Regional do Cariri (Urca), através do Departamento de Economia, teve aprovado o seu mestrado acadêmico em Economia Regiona...