Notícias de Crato, Ceará.

Campeã no carnaval do RJ conta história do "Boi Mansinho" e faz viagem por Crato e Juazeiro

Campeã do grupo de acesso (espécie de segunda divisão) do Carnaval do Rio de Janeiro, a escola de samba Paraíso Tuiuti levou para a avenida a História do boi doado pelo Padre Cícero ao Beato Zé Lourenço.

O enredo “A farra do boi” foi criado pelo carnavalesco Jack Vasconcelos, e faz uma viagem pelas cidades de Crato e Juazeiro do Norte contando o “causo” do boi que se tornou santo.

Arrasta a sandália beato lá vai o boi 
Do Juazeiro ao Crato me diz quem foi (bis) 
Quem foi que mandou o chuvaréu 
É água meu Deus! Tá caindo o céu

História
Em 1921 o industrial alagoano Delmiro Gouveia doou o “Boi Mansinho” ao Padre Cícero que, por sua vez, o entregou a seu auxiliar Zé Lourenço.

Como o boi pertencia ao Padre Cícero que para o povo já era santo, o boi virou animal de devoção das pessoas.

“Em pouco tempo, o boi passou a ser tratado com muito zelo pelos romeiros que o alimentavam carinhosamente e cuidavam do seu estábulo”, afirma o escritor Domingos Sávio Cordeiro, no livro “Um Beato Líder: Narrativas Memoráveis do Caldeirão”.

OUÇA o samba-enredo:


  Escolha tipo e tamanho da fonte do texto:
ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Expediente

O Crato Em Foco é mantido por Robson Roque, jornalista, historiador, mestrando em Jornalismo e especialsita em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. Contato: (88) 9 9714-0886

Destaque

Urca consegue aprovação de novo mestrado

A Universidade Regional do Cariri (Urca), através do Departamento de Economia, teve aprovado o seu mestrado acadêmico em Economia Regiona...