Notícias de Crato, Ceará.

Banda autoral ganha espaço na região do Cariri

Foto: Giovanna Duarte / Maria Clara Arraes
A região do Cariri tem despontado, nos últimos anos, como uma das mais efervescentes no cenário de bandas autorais, que misturam poesia, arte e música em suas canções. Grande precursor desse segmento, o cantor e compositor cratense Abidoral Jamacaru é tido, por muitos, como incentivador na produção autoral local. Ele lembra que lançar um trabalho com músicas autorais há uma década era algo considerado “distante” para os músicos locais. Cenário esse que mudou a partir do surgimento de grupos que cantam músicas alusivas aos costumes locais.

Para o professor e cantor Igor Arraes, que encabeça a banda “Os Caretas”, o “cenário está em ampliação”, além de considerar que a perspectiva futura é “animadora”. Para ele, Jamacaru e Cleivan Paiva, nomes importantes da música local, influenciaram para o crescimento das bandas autorais, vislumbrando um novo horizonte.



Foto: Giovanna Duarte / Maria Clara Arraes

Regionalidade
A banda “Os Caretas” surgiu em 2014 com junção de algumas músicas não gravadas do grupo “Nacacunda”, o qual Arraes era vocalista. “É uma banda que tem uma miscelânea de estilos e experimentações sonoras, na busca por identidade através do conjunto de linguagens apresentadas como forma de entretenimento” explica o cantor.
Foto: Giovanna Duarte / Maria Clara Arraes

Em seu repertório, a banda mescla poesia de artistas regionais com sons experimentais e gêneros como reggae, funk-rock, pop-rock dentre outros. Com proposta de letras 100% autorais o grupo promete inovar com o lançamento do primeiro CD contendo 12 faixas, previsto para dezembro de 2015.

Para o tecladista Vinícius Símplicio, o cenário de bandas autorais em expansão “possibilita as trocas de experiências, ideias e sons”. Essa mistura de estilos, ainda segundo o músico, “acaba por abrir mais espaço para esse tipo de som”. Outro diferencial do grupo é a forma no trato com a letra das músicas que levam em sua composição poemas de artistas regionais e sons experimentais.

Aceitação
Em pouco mais de um ano e meio de criação, a banda já se apresentou XX vezes. O último show aconteceu há uma semana, na cidade do Crato. “Os Caretas” encerraram o show da banda fortalezense “Black Dog” que faz cover do grupo londrino “Pink Floyd” e contou com grande aceitação do público.
Foto: Giovanna Duarte / Maria Clara Arraes


“Gostei bastante da show. O grupo é bastante original, principalmente por pegar poesias e misturar na letra das músicas. É interessante o surgimento de bandas com esse perfil, pois o espaço que hoje é pequeno para os grupos autoriais, consequentemente crescerá no futuro”, disse a universitária Mariana Caselli.

Futuramente a banda quer investir em uma performance com trajes e máscaras como forma de homenagem aos Caretas do reisado, remetendo ao nome da banda, além de projeções de imagens de artistas plásticos da região durante os shows, a fim de cativar o público e trazer não só a beleza da poesia das letras mais o espetáculo complete aos olhos.

Assessoria de Imprensa

  Escolha tipo e tamanho da fonte do texto:
ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Expediente

O Crato Em Foco é mantido por Robson Roque, jornalista, historiador, mestrando em Jornalismo e especialsita em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. Contato: (88) 9 9714-0886

Destaque

Urca consegue aprovação de novo mestrado

A Universidade Regional do Cariri (Urca), através do Departamento de Economia, teve aprovado o seu mestrado acadêmico em Economia Regiona...