Notícias de Crato, Ceará.

Crato Sedia I Seminário Regional Que Discute Medidas Socioeducativas

Texto e fotos de Ronuery Rodrigues, especial para o blog
As medidas socioeducativas foram tema do Primeiro Seminário Regional sobre o tema, que aconteceu neste dia 27, no auditório do Sest Senat, em Crato. Promovido pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do município. O evento reuniu agentes que atuam diretamente com o tema, CREAS Regional, além de Conselheiros Tutelares. 

Prefeito Ronaldo, secretária, assistentes sociais e conselheiros tutelares
participaram do encontro | Foto: Ronuery Rodrugues
O convidado para discutir a temática foi o Padre Agnaldo Soares, que integra a Rede Salesiana de Ação Social- (RSB), que proferiu palestra sobre o tema “medidas socioeducativas em meio aberto”: responsabilidade de todos. Agnaldo relatou as experiências vividas no sudeste do país. 

Ele afirma que na sociedade, as coisas se agravam “e todos têm que agir com mais intensidade na prevenção e no cuidado das crianças e do adolescente”, disse. Soares enfatiza que o debate existe como uma de resposta dos municípios em relação à criança e ao adolescente. 

“Nós precisamos é que todos trabalhemos juntos, por que o problema da criança e do adolescente, não tem uma única faceta, são vários problemas que se entrelaçam. Então, nós precisamos dá uma resposta a todos esses problemas que envolvem a vida da criança e do adolescente”, alertou. 

Previstas no estatuto da criança e do adolescente (ECA), e aplicadas pelos Centros de Referências Especializado em Ação Social (CREAS), desde  2007 o Crato conta com o programa de medidas socioeducativas que tem obtido resultados satisfatórios como explica a assistente social do CREAS, Rita de Cássia Melo. 

Os adolescentes acompanhados pelo serviço da ação social têm cumprido as medidas socioeducativas, de forma satisfatória, havendo os alguns casos de descumprimento, mudança de domicílio, óbito, entre outros. De agosto de 2007 a outubro de 2015, cerca de 438 medidas foram determinadas e cumpridas pelo juiz da vara cível de Crato. 

Em relação a reincidência, ou seja, o cometimento de um novo ato infracional, Rita diz 13% reincidem. O seminário reuniu ainda, integrantes de CREAS de outras cidades do cariri, a exemplo de Lúcia Francelino, que atua em Farias Brito. 

Padre Agnaldo Soares, da Rede Salesiana, ministra palestra sobre o tema |
Foto: Ronuery Rodrigues

Ela avalia que o encontro proporcionou conhecimento sobre o acompanhamento das medidas socioeducativas nas cidades de porte pequeno, no entanto, externa que no seu município existem algumas dificuldades na aplicação dessas medidas, por não haver vara da infância na cidade. 

A Secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social, Elisangela Rodrigues, disse que o primeiro seminário veio para sensibilizar os agentes que trabalham diretamente com crianças e adolescentes.

Segundo ela, existe uma preocupação do município em desenvolver esse serviço, que é tipificado, conforme determina a política de ação social, no acompanhamento das medidas. Otimista, a secretária disse que este é apenas o primeiro de outros seminários que virão, independente de administração, conclui.

Escolha tipo e tamanho da fonte do texto:

ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Expediente

O Crato Em Foco é mantido por Robson Roque, estudante de Jornalismo (penúltimo semestre/ UFCA) e pós-graduado em Comunicação e Marketing Em Mídias Digitais. Contato: (88) 9 9714-0886

Destaque

Prefeito de Crato garante urbanização da Baixada Fluminense

Recursos articulados pelo vereador Amadeu de Freitas (PT) junto a deputada federal Luizianne Lins (PT), por meio de emenda parlamentar, v...