Notícias de Crato, Ceará.

Hospital Santa Tereza vai fechar em menos de seis meses

Hospital mental vai fechar em março ou abril do próximo ano
| Foto: Roberto Crispim
O Hospital Psiquiátrico Santa Teresa, em Crato, vai encerrar as atividades e fechar as portas em menos de seis meses. O motivo: a escassez de recursos para se manter e os constantes atrasos do repasse financeiro da prefeitura do Crato.

A casa de saúde é referência para as cidades do Cariri e de municípios vizinhos de Pernambuco, Paraíba e Piauí. São 200 leitos ocupados com pacientes e o hospital precisa de uma diária no valor de R$ 42 reais para cada um deles.

De acordo com a diretora do Hospital Santa Teresa, Luciana Abath, o repasse do Ministério da Saúde continua o mesmo, sem reajuste, há nove anos. Ela conta que, além disso, ainda existem atrasos, como o de julho que somente foi pago em setembro.

“Para vocês terem uma ideia, o mês de julho a gente recebeu no dia 10 de setembro porque eu fui para a prefeitura e fiz toda uma peregrinação nas salas da prefeitura falando com um e com outro”, conta Luciana. “Tive que falar com o promotor e ele mandou um documento obrigando que eles pagassem e mesmo assim ainda me deram um chá de cadeira”, acrescenta.

Luciana Abath afirma que se os repasses fossem feitos em dia a situação da casa de saúde seria outra. Ela diz que o processo de fechamento é irreversível.

“Se o município quisesse a nossa situação estaria bem melhor e nós não iriamos pensar em fechar, mas, infelizmente, nós já entramos com um processo de fechamento e isso é questão de tempo”, declara Luciana.
Foto: Elizângela Santos

Entre março e abril do próximo ano a Casa de Saúde Santa Tereza estará fechando as portas. De acordo com o Secretário de Saúde do Crato, Lucemilton Macedo, na próxima quarta-feira (7) a situação do hospital psiquiátrico passará pelo crivo do Conselho Municipal de Saúde.

Segundo o Secretário, o município prepara os Centros de Assistência Psicossocial, os CAPS, para receber os pacientes do Hospital Santa Tereza. Essa substituição atenderia ao movimento antimanicomial que prevê a volta para casa dos pacientes e não seu isolamento em casas de saúde.

ATENÇÃO: Esse artigo é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. PLÁGIO É CRIME e está previsto no artigo 184 do Código Penal. - Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Expediente

O Crato Em Foco é mantido por Robson Roque, jornalista, historiador, mestrando em Jornalismo e especialsita em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. Contato: (88) 9 9714-0886

Destaque

Urca consegue aprovação de novo mestrado

A Universidade Regional do Cariri (Urca), através do Departamento de Economia, teve aprovado o seu mestrado acadêmico em Economia Regiona...