Notícias de Crato, Ceará.

Entenda como funciona o pluviômetro do canal do Rio Grangeiro

Pluviômetro foi instalado na ponte sobre a Rua Nossa Senhora de Fátima | Foto: Blog Crato Em Foco
Em janeiro de 2011 uma chuva de 162 milímetros deixou o Centro do Crato e toda o curso da Avenida José Alves de Figueiredo como se fosse um cenário de guerra. Após a reconstrução do canal que durou alguns meses, a prefeitura resolveu colocar um pluviômetro com o objetivo de detectar grande volume de chuvas e alertar a Defesa Civil.

Assim, quando uma precipitação atinge os 90 milímetros, automaticamente dados são enviados para que a Defesa Civil municipal, estadual e federal seja acionada. Foi o que aconteceu na madrugada dessa quarta-feira, 25, quando a cidade registrou chuva de 105mm.

De acordo com o Secretário de Cidade, José Muniz, a obra de reconstrução do canal - feita duas vezes após chuvas de 162mm em 2011 e 92mm em 2012 – não suporta chuva superior aos 90mm.

"A obra como foi feita não garante que o volume criado por precipitações acima de 90 milímetros seja suportado. É preciso criar um amplo sistema de drenagem, atendendo a áreas críticas no município, para que haja a condição de não mais ser verificado o transbordamento das águas deste equipamento em períodos de chuvas mais intensas", avaliou o secretário em entrevista ao Diário do Nordeste.

O pluviômetro foi instalado na ponto que passa sobre a Rua Nossa Senhora de Fátima (Ladeira da Integração) que dá acesso aos Bairros Pimenta e Seminário.

Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Expediente

O Crato Em Foco é mantido por Robson Roque, estudante de Jornalismo (penúltimo semestre/ UFCA) e pós-graduado em Comunicação e Marketing Em Mídias Digitais. Contato: (88) 9 9714-0886

Destaque

Crato: Vila da Música abre inscrições para cursos gratuitos

A Vila da Música, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, no Crato, abre inscrições para cursos de formação com ênfase...